Sábado, 9 de Junho de 2012

A 7ª Feira das Freguesias de Arganil está aí...

 

A Feira das Freguesias de Arganil, que já vai na sua 7ª edição, foi ontem inaugurada, e como habitual, é uma parceria da Câmara, da Casa da Comarca de Arganil em Lisboa e da Adiber. Contou com a presença de autarcas vizinhos que não deixaram de vir dar um abraço aos Arganilenses, neste evento que já é um local de encontro de todos os naturais e amigos deste município. Queiram desculpar-me se falhar algum nome, e percebam também a minha dificuldade em conhecer todas as pessoas, mas vou referir de memória o que a minha objectiva captou; Dr. Mário Loureiro, de Tábua, Prof. Alexandrino, de Oliveira do Hospital, Dr. António José Antunes Alves, de Penela, Dr. João Marques, de Pedrógão Grande e também Presidente da SIMPIN, Dr. Rui Silva, de Figueiró dos Vinhos, Dra Ana Paula Neves, Vice-Presidente de Castanheira de Pêra, e ainda o restante executivo da Câmara Municipal de Arganil.

Estranhei a ausência do Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Arganil...

 

 

Como sempre, uma Praça Simões Dias cheia...mas notou-se menos gente do que o ano passado. Sinal da crise a que nos têm conduzido?

 

 

Em Arganil o bucho não podia faltar...ou não fosse a capital do melhor bucho do país...

 

 

Em entrevista, o Dr. Miguel Ventura, Presidente da Adiber, um dos responsáveis, com a Câmara e a Casa da Comarca, na organização da Feira, e principal responsável pelo suporte financeiro desta evento, através do Programa Proder.

 

 

Em entrevista, o Presidente da Casa da Comarca de Arganil, Sr. Carlos Manuel, também um dos organizadores desta Feira.

 

 

Engº Ricardo Pereira Alves, Arganil,  Dr. Mário Loureiro, Tábua,  Dr. Miguel Ventura, Adiber, e Dr. António José Antunes Alves, Penela.

 

 

Como é da praxe, vai iniciar-se a volta pelas tasquinhas das (ainda) 18 Freguesias de Arganil, que oferecem o que de melhor se faz em cada zona do concelho. Cada Freguesia traz para aqui o que melhor tem em gastronomia e em termos culturais. Nestes três dias iremos assistir ao desfile de música, folclore e muita animação pelas ruas e palcos da Praça Simões Dias e da Fonte dos Amandos. 

 

 

A animação começou logo ali com Jazz ao melhor estilo "dixie" de New Orleans, que só a juventude sabe fazer...

 

 

E obviamente ninguém me levará a mal se "puxar a brasa à minha sardinha" e der maior destaque à Freguesia de Pomares, que é representada pelo Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva, uma das melhores "barraquinhas" em termos gastronómicos, onde os coscoreis são o ícone, assim como estes "serranos" que marcam sempre presença aqui na Feira, e é provavelmente uma das melhores organizadas do certame...e curiosamente, Soito da Ruiva é uma das mais pequenas aldeias da Freguesia de Pomares, mas de coração grande e muita dedicação à causa regionalista, a Pomares e ao concelho de Arganil. Passem por lá e vejam...se não vos apetecer comer, levar coscoreis...bebam uma ginjinha da Serra do Açor para aquecer a alma...

 

 

A mesa da "Freguesia de Pomares"...

 

 

Na "Tasquinha" de Pomares...

 

 

E ainda na "Tasquinha" de Pomares...

 

 

E ainda outra na "Tasquinha" de Pomares...

 

 

Ah! E obviamente que não podia deixar de dar destaque à Sociedade de Melhoramentos de Pomares, que aproveita a Feira para amealhar uns "trocos" com umas rifinhas, porque nada se faz sem " o tal (vil) metal" e está quase à porta o S. João de Pomares, uma festa promovida pela agremiação regionalista mais antiga do país. Já agora e a talhe de foice, tome nota, venha a Pomares nos dias 23 e 24 comer uma sardinha e beber um copo, se conduzir, a água está perto e é de boa qualidade...ali mesmo no Fontanário do Largo do Pontão em Pomares.

 

 

Voltando à "Tasquinha" de Pomares, uma das melhores do certame (a melhor, digo eu, mas eu sou suspeito), nestas coisas da minha terra não consigo ser isento, porque é o coração que escreve, mas posso assegurar-vos que ali nada é deixado ao acaso, tudo é genuíno e de qualidade, inclusive a Flor de Carqueja, das terras altas da Freguesia de Pomares e da Serra do Açor, onde a pureza dos ares ainda não foi contaminada pelo monóxido de carbono nem por pesticidas ou outros químicos nocivos à nossa saúde, e um cházinho destas flores é seguramente uma alternativa aos químico para baixar o colesterol. Um chá de flor de carqueja e uma subida ao cimo do Monte do Colcorinho é uma das melhores terapêuticas para o excesso e a gula que se possa ter na 7ª Feira das Freguesias de Arganil...eu cá vou seguir esta dieta...

 

  

 

Os melhores coscoreis, ou filhoses, como queiram chamar-lhe....são de Pomares.

 

 

Broa amassada por mãos treinadas e cozida em forno de lenha, ateado por um tufo de carqueja...tudo é natural...

 

 

 

Queijo...da Quinta do Ribeiro...do amigo e conterrâneo Michael Gonçalves (Sarzedo),  com origem na Mourisia, uma povoação que fez parte da nossa Freguesia até 1964.

 

 

Animação...a Filarmónica Flor do Alva, de Vila Cova do Alva "in concerto", no palco da Fonte de Amandos.

 

 

Rancho Folclórico Rosas de Côja

 

 

Rancho Folclórico Rosas de Côja na Fonte de Amandos...

Logo há mais...fotos...

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 15:08
link do post | favorito
Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...
A Quinta da Marqueza encontra-se para venda ?
Que catastrófe as imagens dão arrepios.bjshttp//bl...
Impressionante! Ainda bem que nada lhes aconteceu.
Parabéns à Junta de Freguesia de Pomares, por as m...
A familia de minha Mãe de apelido Silva Campos é d...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.