Eram telhados de lousa que cobriam as habitações feitas em xisto. Eram os recursos que estavam mais próximos. São os telhados de ontem! As pedras em cima da lousa era para evitar que n´alguma noite mais ventosa se acordasse a contar as estrelas que havia no céu.
Eram construções toscas, mas belas, de uma simplicidade arquitectónica onde o xisto era utilizado nas paredes e a lousa nos telhados. Estas construções de outrora quase e sempre acompanhavam o declive do terreno e por norma tinham dois pisos. As lojas no piso inferior destinavam-se aos animais e no andar de cima estava reservado aos donos. Assim, no inverno a casa aproveitava todas as fontes de calor, incluindo o calor imanado dos animais.
As portas baixas e janelas pequenas ajudavam a manter o calor. Também o barro com que eram construídas actuava como um isolante. As pedras de xisto, a lousa, o barro para a fixação e isolamento, era um trabalho de paciência. Nesses tempos HOMEM e NATUREZA, andavam de mãos dadas.
. VII Capítulo da Confraria...
. Mostra de Ensino Profissi...
. A Tailândia na ARPIMS de ...
. Sra Ministra da Saúde em ...
. 2º Grande Prémio de Atlet...
. Festa Socialista em Aveir...
. A Nossa Freguesia
. Barroja
. O Nosso Concelho
. A Nossa Região
. Amigos
. Ritual
. Impulsos
. O Açor
. Maria
. Links
Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.