Terça-feira, 18 de Setembro de 2012

Ainda... a Pomares Summer Fest...

 

Porque o prometido é devido, e para finalizar o ciclo festivo, publico hoje algumas fotografias e um pequeno vídeo da Pomares Summer Fest, e acima de tudo, como tive a oportunidade de o ter referido num comentário, AQUI, que passo a citar: " ...um dia destes, quando tiver tempo, e porque gosto de desafios...a jeito de balanço, falarei aqui, neste meu espaço e nesta minha janela que é o Blog O Rouxinol de Pomares, da vossa festa...dos acessórios, daquilo que me vai na alma e acima de tudo politicamente incorrecto..."

Ora chegou o momento! Quem acompanha minimamente o blog, lembrar-se-á certamente da polémica em que fui envolvido por não ter publicado o que os organizadores da Pomares Summer Fest entendiam que devia ter publicado. Com franqueza! 

Publiquei as fotografias que foram possiveis e com a gente que havia no recinto na altura, e já não era cedo. Que mais podia fazer? Publiquei um artigo no Jornal de Arganil, no espaço que me está reservado, com três fotografias, em que dava a minha opinião, que julgava positiva e cujo texto publicarei mais à frente para que os meus leitores possam aquilatar sobre a matéria de facto.

Estamos no mês de Setembro, a pouco mais de um mês após a Pomares Summmer Fest, e embora ainda não se possa fazer o balanço total, permite-me observar que hoje, Pomares já mergulhou na sua habitual pacatez de Outono, sentindo-se cada vez mais a desertificação. E se me perguntarem se me apetece escrever muito sobre a Pomares Summer Fest, digo já que não, que já escrevi o suficiente, porque a Pomares Summer Fest é apenas uma festa de verão, e está longe de vir resolver os problemas reais de Pomares e da Freguesia de Pomares. Obviamente que me é permitido a comparação com as festas das  outras aldeias, e com as festas que antigamente se realizavam em Pomares, e até com as mais recentes festas realizadas pela Sociedade de Melhoramentos de Pomares, porque essas têm um objectivo, aplicar os resultados na melhoria das condições de vida das populações. Esse é o objectivo supremo do movimento regionalista, com direcçôes eleitas e legalmente legitimadas. Pessoalmente, desconheço, como sócio da Sociedade de Melhoramentos de Pomares, e até como autarca da Freguesia, o real objectivo da Pomares Summmer Fest, a não ser uma festa de verão para divertimento dos pomarenses e de quem nos visita no mês de Agosto. Contudo, e vem a propósito, ouvi a um dos organizadores que os lucros seriam destinados à construção de um lar de idosos...

Convém aqui desfazer desde já alguns equivocos. Em 2009, na minha candidatura e no meu manifesto eleitoral, e porque na altura estava em Portugal um Governo com preocupações sociais, entendi, face a algumas ajudas que se disponibilizaram para o inicio do projecto, declarar que iria promover as bases para a criação de um Lar de Terceira Idade na Freguesia de Pomares, incluindo a abertura de uma conta bancária para o efeito...

Passados alguns dias a candidatura vencedora no seu panfleto diria " Dar seguimento ao processo já iniciado em Abril passado ( Abril de 2009, já fez 3 anos!!!), no sentido de conseguir que na nossa freguesia seja criado um Lar da Terceira Idade, com o apoio imprescindível da Câmara Municipal que está a liderar o assunto...

Durante o ano de 2010, nas redes sociais, era ver que já havia terreno, que já havia visitas dos responsáveis da Caritas, reuniões em Lisboa e eu sei lá mais o quê!!! Deixemo-nos de promessas falsas, deixemo-nos de "tretas" eleitorais, porque passados que são mais de três anos, onde é que está a conta bancária e a primeira pedra do futuro Lar?

Qualquer pessoa minimamente informada sabe que face à conjuntura financeira actual, a criação de um Lar de Idosos em Pomares é coisa para demorar mais do que o tempo que será razoável, pelo que outras alternativas terão que ser a solução, mais baratas e provavelmente capazes de substituir as funções de um lar. Sejamos realistas. Podemos concluir assim, que a Pomares Summer Fest tem a importância que tem, uma festa de verão. Na minha óptica, o que seria desejável e toda a gente sabe, um dos meus objectivos é uma Festa da Freguesia de Pomares, onde todos os pomarenses se revejam, participem e se sintam em casa. Os tempos actuais são de união e não de fracturas...  

 

 

Quem me acusa e quem me ofende nas redes sociais, é além de injusto, desonesto, comigo e com os pomarenses, e para quem não teve acesso ao que escrevi no Jornal de Arganil, sobre a Pomares Summer Fest, porque eu, sabendo que deliberadamente me afastam de toda a informação, mostrando o desprezo que têm pelas regras democráticas, decidi ainda assim registar alguns momentos da festa e escrever para o Jornal de Arganil um artigo com três fotografias do evento, cujo texto vou transcrever:

 

Pomares Summer Fest foi o acontecimento deste fim de semana, que atraiu muitos visitantes a esta aldeia do sopé da Serra do Açor. Foi um êxito. Nem se podia esperar outra coisa, porque com o apoio, a logística e o empenho da Câmara Municipal de Arganil, da Junta de Freguesia e da Sociedade de Melhoramentos, tinha todas as condições para ser uma festa que superasse todas as outras que até então se realizaram em Pomares. A acrescentar a isto, a facilidade de acesso aos principais orgãos de comunicação social. Pelo feito, os organizadores e todos os pomarenses envolvidos estão de parabéns. Pomares Summer Fest decorreu durante os três dias de fim de semana, e pelos dois palcos passaram muitos artistas, bandas e ranchos folclóricos, com destaque para o artista Gabriell e para a Banda Red que encheram o recinto da festa. A organização apontou para milhares de pessoas que passaram pelo recinto nestes três dias, e a quantidade de cerveja e de carne consumida atestam números elevados. Para abrir o evento a nossa banda filarmónica, seguindo-se fados e baile. A banda da nossa vizinha Avô também marcou presença, assim como alguns grupos de terras próximas. A presença do Rancho de Arganil também foi bastante aplaudido e apreciado. Houve Rally Paper, cujos principais lugares foram arrebatados pela família Basílio, e houve também Peddy Paper e barraquinhas com produtos locais e artesanato, iniciativas que há muito não se viam pelas festas de pomarenses. Esta é uma festa em que gostaria de ver a participação de toda a freguesia, porque Pomares tem capacidade, gente bonita e empenhada, capaz de fazer uma festa que nos orgulhe a todos nós. A continuação é o esperado...

 

 

 

As barraquinhas da Câmara foram uma grande ajuda para que as pessoas expusessem os seus produtos de maneira condigna e apresentável.

 

 

A presença de pomarenses empenhados em participar...

 

 

O Barrigueiro, uma pequena aldeia da freguesia e muito próxima de Pomares, que tem mostrado nestes últimos anos um dinamismo exemplar, esteve presente com a sua barraquinha.

 

 

O Agroal, outra aldeia muito próxima da sede de freguesia, que este ano alterou a data da sua festa anual devido ao Pomares Summer Fest, esteve presente com a sua barraquinha, onde expôs o seu artesanato e produtos locais.

 

 

O nosso amigo Carlos Basílio expõe as suas raridades e antiguidades.

 

 

De Avô, mas com origem em Pomares, a Latoaria Artesanal, desta vez a cargo da minha tia Ilda, porque o artesão, meu tio António, se encontrava a expor na FIL em Lisboa.

 

 

E a minha família esteve presente, para além dos meus tios, a minha irmã expôs os seus "Panos com Arte", talvez a barraquinha mais colorida e mais feminina, e cheia de imaginação. Na foto a minha mulher e a minha mãe.

 

 

Do concelho vizinho veio a charcutaria...

 

 

De Arganil, vieram os automóveis...

 

 

E estas barraquinhas que ficaram por preencher, bem podiam estar ocupadas, se a organização tivesse o conhecimento do terreno que devia ter...e quem não sabe procura, e como diz o povo, quem tem boca vai a Roma...mas pelos vistos...há muita coisa a aprender...

 

 

Os Bombeiros da secção de Pomares do BV de Côja, dão um contributo fundamental para minimizar a poeira do terreno...

 

 

O potente gerador da Câmara Municipal de Arganil suprime qualquer falha e insuficiência de energia eléctrica...

 

 

A nossa Filarmónica, passe embora a hora em que actuou, merecia por parte dos presentes outra atenção...custou-me ver!!! E não posso ficar calado!!!

 

 

Convem esclarecer aqui que esta fotografia é tirada uns momentos antes da actuação do artista da terra, por quem estou desautorizado a utilizar imagens.

 

 

 

Convém anotar a hora do registo fotográfico, não vá alguém acusar-me de manipular ou adulterar a realidade...

 

 

E porque tenho lá grandes amigos e antigos colegas de escola, e ainda porque me merecem referência especial pela qualidade, deixo aqui um abraço e uma salva de palmas ao Rancho Folclórico da Região de Arganil, e como bónus um videozinho no final, que vos dedico...

 

 

De facto, no Sábado esteve muita gente no recinto, e foram unânimes as vozes que diziam ter gostado do concerto da Banda Red.

 

 

Uma fotografia geral do recinto enquanto decorria o concerto da Banda Red.

 

 

Vêem o saco? E eu é que só falo em política!!!{#emotions_dlg.lol}Estes sacos embrulharam produtos vendidos ao balcão da Pomares Summer Fest. Era um maço de sacos do PSD. Sim, do PSD, do partido da Junta, da Câmara, do Passos Coelho e do Gaspar. {#emotions_dlg.brrrpt}  Foi no Domingo, eu não estava lá e sei que deu sururu...sei também que alguém inadvertidamente, e provavelmente com alguma ingenuidade os trouxe para ali, mas a organização, gente com obrigação de ser esclarecida, devia estar atenta e não permitir tal coisa numa festa que dizem ser de Pomares. Os Pomarenses não precisam de atitudes fracturantes, precisam de união, e a Pomares Summer Fest esteve longe de unir os pomarenses, porque Pomares é uma freguesia formada por muitas aldeias...

Qualquer atitude de desfio não ajuda em nada Pomares.  

Não sei quando, mas um dia irá haver uma FESTA DA FREGUESIA DE POMARES.  

 

 

Para os meus amigos e conterrâneos de Arganil, com um abraço!

 

  

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 23:42
link do post | comentar | favorito
15 comentários:
De Teresa Neves a 19 de Setembro de 2012

E não digo mais nada... posso voltar a ser "acusada" da "maleita" de esquerda...Só rir!!!
De GlóriamMarques a 20 de Setembro de 2012
Bom dia... Eu não acho graça nenhuma a isto; como Pomarense e amiga de todos... sinto-me triste.Um abraço de muita amizade para todos.Para finalizar... PARABÉNS AO BLOG ROUXINOL DE POMARES PELO Nº DE VISITAS.
De rouxinoldepomares a 20 de Setembro de 2012
Ó Glória, triste pelo que escrevi, ou pelos insultos do tipo que já me habituaram e que leste nas redes sociais?
O meu blog é sério, directo, frontal, e é o direito que me assite de expressar a minha opinião. O artigo que escrevi, vem na sequência de há algum tempo atrás ter sido questionado sobre a tal festa. Lembras-te concerteza! Toda a gente bem formada ( e tenho recebido telefonemas) acha que o que escrevi não envergonha Pomares nem os pomarenses.
A ti posso, assim que estiver por aí, voltar a falar sobre o assunto, mas olha que não me tira a o sono nem lhe dou mais importância.
Beijos e até um dia destes.
António Manuel Silva

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 39 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Caro amigo!Quero agradecer o senhor por me ter env...
Bom dia meu Caro, cujo nome não colocou,O meu fale...
Obrigado caríssimo amigo.Um grande abraçoJá enviei...
Olá Afonso !!!Esse número que você passou tem what...
Caro Joaquim Pereira Matos, bom ano!Há muito que t...
Boa noite gostava entrer em contacto com à Senhora...
Caro amigo Rouxinol!Sou de Barcelos, e pergunto-lh...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.