Segunda-feira, 3 de Dezembro de 2012

Murça em finais de Novembro...

 

Como digo no cabeçalho d' O Rouxinol de Pomares: É um blog pessoal. Uma forma de ver a Freguesia de Pomares-Arganil, as redondezas e outros lugares. São exactamente estes, os outros lugares, que também me tocam o coração. Gosto de Murça, e sempre que vou até à aldeia do Fiolhoso, não posso deixar de ir várias vezes a Murça. Murça é uma terra bonita, de gente afável e conversadora, de gente como antigamente, simples e verdadeira. Obviamente que haverá mais lugares e gente assim por este Portugal fora, mas em Trás-os-Montes, as coisas simples, genuínas, puras, vêem ao nosso encontro e é muito agradável, faz-nos bem á alma e ajuda-nos a sentir bem, sentimo-nos em casa!

Tenho fotografado imensas vezes esta Praça com a famosa "porca", mas penso que a tenho fotografado mais do lado oposto...

 

 

Um close-up da famosa "Porca" de Murça...

 

 

A rua principal da vila, que em tempos foi estrada principal, hoje substituída por vias rodoviárias, entre elas a A4 que passa perto.

 

 

Outro clip da parte nobre da vila.

 

 

E onde se podem comprar produtos genuínos...ou simplesmente beber um café...

 

 

Parece-se mais como um posto avançado de turismo, tal é a informação que o proprietário, que já ultrapassou as 80 primaveras, nos debita e nos fornece os devidos suportes, antes de nos aconselhar a levar alguns dos produtos genuínos que por aqui se podem adquirir. Azeite de Murça, quiçá um dos melhores azeites do país, alheiras, enchidos, queijos, vinhos etc etc etc...e um pouco ao lado, o famoso Toucinho do Céu, feito ainda com os preceitos herdados do saber conventual, os biscoitos com aquele travozinho a aguardente, a bola de carne transmontana, as cavacas (diferentes das das caldas e de outras regiões do país) as queijadas, tudo á base de gila, ovos, amêndoa e muito saber... 

 

 

Murça é também uma lição de história...porque naquela estrada, bem conservada, a Legião Sétima de Galba por ali passou...

 

 

Murça, vista do Miradouro...

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 23:55
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De António José. a 4 de Dezembro de 2012
Olá amigo António Silva, bom dia.
Embora as minhas disponibilidades de tempo para a net as vezes não serem as desejáveis, além do bocadito diário pra espreitar o Rouxinol, sempre que me é possivel comento aqui os seus conteúdos.
Arregálam-se-me os olhos com estas belissimas imagens da região da D. Fernanda !! Não admira o Amigo António, de volta e meia, ir para lá estagiar!! e como não se pode partir....... o mundo anda na mesma !.... mas não é a mesma coisa, pode crer !!!.
Na volta, cuide bem do faváios, não o emberta pelo caminho ! Ahahah.
Um abraço para si e um beijo para a D. Fernanda.
António José.

De rouxinoldepomares a 4 de Dezembro de 2012
Boa noite meu caro amigo António José. Seja bem vindo! Pois é amigo, de quando em vez tenho que ir lá acima ver a familia, mais ou menos de mês a mês. É assim a vida, e ir a Trás-os-Montes é sempre um prazer, o "pitrol" é que está cada vez mais caro e as portagens também. Desta vez levei o Patrol que é um guloso, mas prescisava de ir ver a paisagem ao cimo da Serra e só ele é que me podia lá levar...vai daí...uma fortuna em gasóleo...mas um gozo imenso.
Um abraço e cumprimentos à Teresa.
António Manuel Silva

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Será que já ninguém sabe a diferença entre diâmetr...
Comprei esta variedade nos Viveiros Valter.
Não deve ser fácil encontrar uma videira desta cas...
Ando à procura de um par de pés desta casta, mas n...
Também tenho uma de quando andava na v
Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.