Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2012

Casa da Comarca de Arganil Comemora 83 Anos

 

Sob a direcção de Carlos Manuel, a Casa da Comarca de Arganil comemora 83 anos ao serviço do regionalismo, ao serviço de Arganil e dos povos desta região Serrana, afirmando-se como uma referência no meio regionalista lisboeta. No sábado, dia 8, muitas foram as Casas Regionais presentes no almoço de comemoração, com predominância pelas casas do norte e centro do país, e neste almoço/convívio a palavra foi dada ao regionalismo através das Casas Regionais, onde expuseram o seu ponto de vista, e onde não faltou a preocupação com o tema "das freguesias". De salientar que o movimento regionalista que em tempos teve um papel de destaque e se substituiu ao poder politico, terá nestes tempos que se aproximam um novo papel e um novo fôlego na defesa dos interesses das nossas regiões. O Movimento Regionalista tem novamente um papel fundamental a desempenhar, e isso ficou bem patente nas várias intervenções que se fizeram ouvir na Casa da Comarca de Arganil.

 

 

 

O bolo de aniversário, assinalando os 83 anos de existência da Casa da Comarca de Arganil.

 

 

Antes, cerca do meio dia, a recepção dos convidados e amigos da Casa da Comarca de Arganil, no salão do R/c, onde foram servidas as entradas...

 

 

...cujo aspecto e sabor...nem é preciso dizer...excelentes!

 

 

Um aspecto da mesa...e onde se cumprimentavam os amigos, que nalguns casos não se viam há um ano.

 

 

Dra. Teresa Neves, do Soito da Ruiva, e também da Direcção da Casa da Comarca de Arganil, à conversa com o Dr. Miguel Ventura.

 

 

Da Freguesia de Pomares...a Barrôja marcou presença com o casal Maria do Céu e Vitor, e o Soito da Ruiva com o casal Adelina e José Niz, e ainda a família Neves, vendo-se ali a meio a D. Anita.  

 

 

Da Rádio de Arganil, a jornalista Dra Isabel Duarte e o Sr. Salvador, um benemérito da rádio e amigo da casa da Comarca de Arganil.

 

 

Não se deve fotografar Senhoras a comer...mas...achei que estão muito bem, e espero que me desculpem este meu gesto!

 

 

A Freguesia de Pomares esteve muito bem representada...Barrôja, Soito da Ruiva e Sobral Gordo. Noutras mesas, conterrâneos da Sorgaçosa, do Barrigueiro e de Pomares.

 

 

Do Sobral Gordo, o Presidente da Comissão de Melhoramentos e esposa.

 

 

O Soito da Ruiva e as Corgas...da Freguesia de Pomares.

 

 

Um aspecto da mesa de honra.

 

 

Chegou o momento dos discursos...na foto o Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Engº Ricardo Pereira Alves.

 

 

Um aspecto do bonito salão da Casa da Comarca de Arganil.

 

 

Dr. Miguel Ventura, Juiz Conselheiro Dr. Anselmo Rodrigues, e o Sr. Antonio Lopes Machado.

 

 

A mesa nove, na qual estive na companhia de amigos de Arganil.

 

 

Outra perspectiva do salão...e decorriam os discursos...

 

 

Dra. Fernanda Maria, Confrade-Mor da Confraria do Bucho de Arganil e em representação da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, e ainda a novel Directora do IEFP do Pinhal Interior Norte com sede em Arganil, atenta aos discursos...

 

 

 Dra. Lurdes Castanheira, Presidente do Município de Góis, sempre presente nos aniversários da Casa da Comarca de Arganil.

 

 

Dr. Miguel Ventura, no seu discurso, fluente e conhecedor das realidades da Beira Serra. A ADIBER tem sido elogiada relativamente às iniciativas que tem apoiado e levado a cabo.  Ao seu lado e em representação do Município Lisboeta, a Dra. Helena Almeida Santos.

 

 

Carlos Manuel, Presidente da Casa da Comarca de Arganil, à qual se tem dedicado de alma e coração, reuniu à sua volta uma Direcção que tem honrado a prestigiada Agremiação Regionalista.

 

 

 

Apresentada a Direcção pelo seu Presidente, foi bastante aplaudida por merecidas palmas.

 

 

Por fim cantaram-se os parabéns...e brindou-se à Casa da Comarca de Arganil.

 

 

E mais um brinde entre Arganilenses e amigos.

 

 

Para abrilhantar o aniversário da Casa, e vindos directamente de Arganil, os AFADIXIE, elementos da Banda Filarmónica Arganilense, que tem vindo a mostrar-se uma das melhores bandas, e ainda sem programa definido está já agendado um Concerto no Casino Estoril, para o dia 6 de Abril. Aqui fica o alerta para que todos os Arganilenses compareçam a apoiar a banda do nosso concelho.

 

 

E para quem pensa que estes almoços e confraternizações são para gente mais idosa, para "botas de elástico", desenganem-se... olhem para esta elegância!!!

 

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 23:42
link do post | comentar | favorito
5 comentários:
De Teresa Neves a 11 de Dezembro de 2012
Como sempre!
Excelente reportagem...
Pela minha parte, como membro da direcção, muito obrigada pelo apoio e divulgação da Casa da Comarca de Arganil.
É um prazer fazer parte da direcção desta Casa. Uma excelente equipa, liderada pelo GRANDE Carlos Manuel.
Aproveito para divulgar aqui, no seu blog, a festa de passagem de ano na Casa da Comarca de Arganil. Um programa económico e animado, com muita musica e baile... Informações e reservas para casa.comarca.arganil@gmail.com.
Até lá e mais uma vez obrigada!
De rouxinoldepomares a 11 de Dezembro de 2012
Obrigada amiga Teresa Neves. E o post estava dificil de sair...
Confesso que cada vez mais admiro as pessoas que se dedicam à causa regionalista. Aprendi convosco, com o Soito da Ruiva, muito do que sei sobre este movimento, quer nas nossas aldeias, quer aqui na capital, onde a Casa da Comarca de Arganil ocupa lugar de relevo. A equipa está de parabéns e merece o nosso aplauso.
O que eu faço é aquilo que me é possivel fazer e é muito pouco comparado com o vosso trabalho colectivo. Viva a Casa da Comarca de Arganil.
De Anónimo a 12 de Dezembro de 2012
Caro António,
Mais uma reportagem ao nível que nos habituou.
É importante divulgar que as nossas gentes e as nossas colectividades desenvolvem um trabalho de excelência e são capazes de congregar em torno de si, parceiros activos disponíveis em dar o seu melhor para o engrandecimento da nossa região.
A presença de um significativo número de pessoas e casas regionais, é o reconhecimento do trabalho de excelência dinamizado pela Casa da Comarca de Arganil em prol do Regionalismo.
Parabéns à Direcção liderada pelo Carlos Manuel Luis, que pela sua juventude demonstra que o movimento regionalista do concelho de Arganil está bem vivo e recomenda-se.
Abraço
Miguel Ventura
De Anónimo a 15 de Dezembro de 2012
Um pequeno reparo, o nome do grupo que animou este grande almoço é AFADixie e não alfa. AFA vem das iniciais da própria (A)ssociação (F)ilarmónica de (A)rganil e Dixie porque é o género de música que nós tocamos. De resto, muito bom artigo! :D
De rouxinoldepomares a 17 de Dezembro de 2012
Meu caro anónimo, a falha é apenas minha porque devo ter compreendido o nome mal. A ignorãncia é apenas minha...mas aprendi e estou à vossa disposição. Vou corrigir e obrigado pelo seu comentário. Felicidades para todos vós. Abraço.

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Comprei esta variedade nos Viveiros Valter.
Não deve ser fácil encontrar uma videira desta cas...
Ando à procura de um par de pés desta casta, mas n...
Também tenho uma de quando andava na v
Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...
A Quinta da Marqueza encontra-se para venda ?

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.