Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2008

Notícias

 

Hoje vou escrever na primeira pessoa do singular.

 

Nos meus horizontes, nunca esteve nem nunca estará  comentar a rubrica "Notícias de Pomares", que regularmente vem publicada no Jornal de Arganil, até porque tenho dela uma ideia muito particular, e,  quer pela forma quer pelo conteúdo, julgo pertencerem a outro campeonato informativo. Não tenho apetências de momento  para confrontos, nem tão pouco me interessa esgrimir aqui ideias. Não foi para esse fim que O Rouxinol de Pomares foi criado. Contudo, não enjeitarei a crítica, de forma idónea e construtiva, seja a quem for porque não existem intocáveis, nem históricos, nem tabus.

 

Vejamos:

Na dita rubrica e no Jornal de Arganil,  do dia 7 de Fevereiro (nº 4.131), pode ler-se, logo de entrada sob o título Carnaval, o seguinte: O Carnaval pelos nossos lados, está quase morto- doença que há anos se arrasta! Os mascarados vão perdendo a pouco e pouco o seu disfarce, e assim vão deixando cair a máscara que no dia a dia lhe vai escondendo a cara!...

Esta prosa é tão só contrária da realidade, como ofensiva para os pomarenses.

Os pomarenses são pessoas trabalhadoras e honestas e não andam mascarados para terem de deixar cair a máscara. É uma frase perfeitamente descabida, sinistra, desnecessária e ofensiva. 

Quanto ao Carnaval em Pomares, houve o que foi possível e houve entrudo, é ver as fotos publicadas pelo Rouxinol de Pomares, e nas páginas do "hi5" da juventude pomarense é possível verem-se mais fotografias do carnaval. Eu gosto mais de lhe chamar entrudo.

É também frequente ler, nesses artigos "Noticias de Pomares", quer na abertura quer no fecho, e até nalguns comentários, frases completamente desfasadas de contexto e que nada têm a ver com Pomares.

Não tenho dúvidas que é outro campeonato no qual O Rouxinol de Pomares não joga nem se pretende candidatar a jogador.

 

Já perceberam porque é que eu não comento!

Perguntam vocês!  E comentas agora porquê? Pelo segunte:

 

Na edição do Jornal de Arganil, do passado dia 21, e na rubrica "Noticias de Pomares" sobre a Sociedade de Melhoramentos de Pomares, que passo a citar: 

"Aprovados que foram os documentos referidos, entrou-se no segundo ponto da ordem de trabalhos - outros assuntos - sendo de realçar a proposta da Direcção no sentido de serem dadas a duas ruas de Pomares os nomes de: Dr. Vasco de Campos, que prestou serviços clínicos gratuitos aos sócios da Sociedade de Melhoramentos desde 1957, uma vez por semana, e que se deslocava de Avô ao posto Médico em Pomares, a funcionar na Sub-sede da colectividade; e a António dos Santos Dinis que ao longo dos anos, com esforço e dedicação tem dado notícias no «Jornal de Arganil». A decisão será tomada escolhendo a melhor oportunidade em conjunto com a Junta de Freguesia e prestando assim homenagem a pessoas a quem Pomares muito deve. Depois de ouvidas opiniôes de alguns presentes foi a proposta aprovada também por unanimidade e aclamação, findo que foi encerrada a Assembleia que podemos considerar como um marco importante da vida da Sociedade de Melhoramentos que renasceu das cinzas e está pujante e a fazer-nos crer que estes corpos gerentes vão continuar a engrandecer e a prestigiar a pioneira do movimento que tanto tem feito pelas aldeias de toda a região."

 

É sobejamente conhecida a minha opinião sobre a condução  da Sociedade de Melhoramentos de Pomares, mas sinceramente que fiquei ainda mais espantado quando li que a decisão de atribuir  nomes de ruas é da responsabilidade  da Comissão de Melhoramentos!!! "A decisão será tomada escolhendo a melhor oportunidade em conjunto com a Junta de Freguesia..."

Espantoso!

Compete ao poder autárquico estabelecer a denominação das ruas ou praças e estabelecer as regras de numeração dos edifícios. A Sociedade no máximo poderá propor a atribuição de nomes a ruas. Aos orgãos autárquicos democraticamente eleitos e com competencia para tal, compete decidir. Ou em Pomares os papeis inverteram-se e às leis da Républica faz-se tábua raza?

É aflitivo  ler, assistir e ver que há pessoas que nem sequer têm a noção e muito menos o bom senso das suas competências. Alguém que lhes explique o conteúdo da Lei 169/99, que estabelece o quadro de competências, assim como o regime jurídico de funcionamento, dos orgãos dos municípios e das freguesias.

É que está a haver uma promiscuidade entre o poder local e uma Sociedade de Melhoramentos  de que Pomares não sairá beneficiário e o povo aperceber-se-á inevitavelmente.

 

Embora se possa discutir se os nomes propostos devem ou não figurar na toponímia de Pomares, e da sua oportunidade, penso que antes se devia proceder a um trabalho toponímico e de numeração de polícia. Todo o resto é puro e simples folclore, faltando o essencial.

 

Essa da Sociedade ter renascido das cinzas e estar pujante...faz-me alguma confusão, e o que é certo é que ainda ninguém foi capaz de me explicar.

A Sociedade morreu? Quando? Estava morta, há quanto tempo? Quem a matou? Ou quem a deixou morrer?

...pujante? Ó valha-me Deus! Para um organismo estar pujante necessita de sangue novo e a Sociedade de Melhoramentos não prima própriamente por juventude.

Alguma discrição, mais senso e tolerância, talvez fosse mais útil à Sociedade de Melhoramentos, e aí sim, Pomares só teria a ganhar. 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 22:17
link do post | favorito
Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.Visitas

conter12

.últ. comentários

Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...
A Quinta da Marqueza encontra-se para venda ?
Que catastrófe as imagens dão arrepios.bjshttp//bl...
Impressionante! Ainda bem que nada lhes aconteceu.
Parabéns à Junta de Freguesia de Pomares, por as m...
A familia de minha Mãe de apelido Silva Campos é d...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.