Porco morto, segue-se o ritual...sangue cozido...e a Adelina Niz anuncia a iguaria, para quem goste.
Neste post pretende-se mostrar o convívio do Carnaval do Soito da Ruiva, numa pequena mostra de "meia dúzia de fotografias", porque o que faz o convívio são as pessoas, e elas, as pessoas, estavam lá, todos como amigos.
Há alguns anos que acompanho a actividade desta aldeia, quer na nossa freguesia, quer na Grande Lisboa, onde residem habitualmente os naturais e descendentes desta pequena aldeia. Tenho acompanhado as suas actividades, onde com orgulho vão sempre divulgando a nossa freguesia, o nosso concelho e a nossa Serra do Açor, e tenho reflectido sobre o sucesso das iniciativas desta comunidade. Trabalham muito, são organizados, mas sobretudo, têm um denominador comum, e esse chama-se Soito da Ruiva. A Magia está em como o conseguem gerir! Essa, é no meu entender a grande diferença que os leva ao sucesso, que os leva a erguer do nada a sua Escola que foi consumida pelo grande incêndio que devastou uma parte da aldeia e que transformaram num belo edifico preparado para conferências e outros eventos culturais, e que os leva agora a erguer uma nova sede da Comissão de Melhoramentos. Esta é sem dúvida uma aldeia que mexe, que se farta de vender "coscoreis", que trabalha que nem moiros. Aqui e lá, na grande cidade, porque nada se faz sem o tal "metal". Esta é uma aldeia que merece o nosso respeito e o nosso reconhecimento, por tudo, porque traz amigos que acabam por comprar casa no Soito da Ruiva, e isto é uma forma prática de combater a desertificação. Não conheço melhor! Alguém conhece?
Carlos Grácio, um dos "aguadeiros", e na vida real um super pasteleiro, cujos bolos são de lamber os dedos...e além disso um moiro de trabalho para a Comissão de Melhoramentos e para o Grupo de Danças e Cantares o Soito da Ruiva, uma das organizações que mais contribui financeiramente para a comunidade, (uma confidência que tenho ouvido), e espero que não me levem a mal ter-me esticado...
Outro dos "aguadeiros" que não sendo natural do Soito da Ruiva, é como se fosse...passa lá o tempo que pode. Couves, galinhas...e para quem conhece a actividade do amigo José Niz, sabe que só faz isto por amor á terra. É um dos homens que mais tem investido na terra nos últimos anos. Um amigo e um dos motores do Grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva e da Comissão de Melhoramentos.
Não gosta de ser fotografada, mas desta vez não teve fuga, a D. Ermelinda foi aniversariante e o sobrinho Carlos Grácio não se esqueceu do bolo. Cantaram-se os parabéns...parabéns D. Ermelinda e que conte muitos mais, com saúde.
No Domingo "gordo" muitos foram os amigos que disseram presente. Da Foz D' Égua, o amigo António Fontinha.
De Pomares, o Carlos Basílio e a esposa Alcina estiveram presentes.
Da Barrôja, o amigo Silva e a esposa D. Hortense.
De Alcochete, a amiga Zezinha e o marido....lembram-se disto?
A amiga Teresa Barroso, de Riachos, "abre" caminho para passar...à vontade, sob o riso da Zézinha.
Com dificuldade de locomoção, a D. Albertina está sempre presente e bem disposta.
Teresa Neves, a meio, que tem tido o "condão" e a magia de congregar todas as energias para o Soito da Ruiva, entre amigos. Teresa Neves é a responsável principal da Comissão de Melhoramentos de Soito da Ruiva.
Sr. Castanheira, da Gramaça, e um dos colaboradores e amigo do grupo de Danças e Cantares do Soito da Ruiva, cuja senhora sua esposa foi vitima de um acidente por queda, e daqui lhe envio votos de melhoras e que tudo corra pelo melhor.
Caras lindas do Grupo Comtradições, amigos do Soito da Ruiva.
Dois soitodaruivenses e um pomarense. Os amigos Joaquim Bento, Ti Manel Grácio e Luis Simões.
Família Grácio.
No Soito da Ruiva, até o fornecedor da carne é amigo. Na foto, D. Lucília e António, que têm o talho em Pomares, com carne de 1ª, e uns presuntos que até choram por faca...
A cortar a carne para o cozido de Domingo.
Que tinha este aspecto...e quem tinha mais apetite podia repetir...
E o Soito da Ruiva conta entre os seus amigos com o Presidente da Câmara de Arganil, Engº Ricardo Pereira Alves, que se fez acompanhar pela esposa Dra Sofia.
Continua no post seguinte...
. VII Capítulo da Confraria...
. Mostra de Ensino Profissi...
. A Tailândia na ARPIMS de ...
. Sra Ministra da Saúde em ...
. 2º Grande Prémio de Atlet...
. Festa Socialista em Aveir...
. A Nossa Freguesia
. Barroja
. O Nosso Concelho
. A Nossa Região
. Amigos
. Ritual
. Impulsos
. O Açor
. Maria
. Links
Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.