Terça-feira, 4 de Março de 2008

Os pobres e os ricos

 

 

 

Hoje trago-vos aqui uma relíquia. Nem mais, nem menos, do que um livro escrito pela Marquesa de Pomares:

Os pobres e os ricos.

 

É curioso a consciência social desta nobre senhora e é espantoso a actualidade de alguns temas que aborda e trata neste seu belo testemunho de época. Estamos no principio do século XX, 1906, no Reinado de D. Carlos, assassinado em 1908, no Terreiro do Paço em Lisboa, cujo centenário do seu assassinato se acabou de comemorar há pouco tempo.

 

É um livro que dedica ao marido " Marquez de Pomares", D. Luís de Carvalho Daun e Lorena, ao qual tece rasgados elogios  e dá dele uma imagem de um homem também preocupado socialmente. É curioso alguns parágrafos que transcrevo: "...Os ricos vivem, muitos d'elles , concentrados no seu natural egoísmo ; em quanto lhes não faltam luxo, prazeres, e actividade para engrossar os seus capitaes, parece-lhes que tudo no mundo corre bem. Aos dirigentes do Estado e aos políticos, a poucos lhes sobra tempo que possam desviar de urgentes negocios publicos e das exigencias da politica. O povo permanece na sua eterna desconfiança de ser explorado e ludibriado por uns e por outros;..."

Para nos situarmos, diria apenas que esta senhora foi a 1ª Marquesa de Pomares, tia de D. António de Bourbon, pai de D. Maria Adelaide de Brito Peixoto  Sanguinetti e Bourbon Bobone, casada com O Sr. Engº Alexandre de Lancastre Araújo de Bobone, que nós felizmente ainda conhecemos.

 

A Quinta da Marquesa é sem dúvida uma instituição ainda hoje. Durante mais de um século foi o primeiro empregador e a principal fonte de trabalho em Pomares. O seu nome foi durante longos anos uma marca Pomarense conhecida em toda a Beira. Os seus proprietários, contribuiram desde sempre para o engrandecimento de Pomares, cedendo terrenos e bens, nos anos 30/40(?), o alargamento do largo do Pontão, os terrenos do campo de futebol e o terreno circundante, o edificio onde se situa o posto médico e a Junta de Freguesia e os terrenos onde hoje se situa um belíssimo bairro, bem como outros terrenos dispersos ocupados hoje por novas habitações.

Indiscutivelmente que a D.Maria Adelaide (2ª Marquesa de Pomares),e o seu marido, Engº Alexandre Bobone, muito fizeram por Pomares. Seria hipocrisia minha omitir aqui, e nesta sequência, o caseiro da Quinta da Marquesa, Sr. Manuel Bento, que tem sido um grande amigo de Pomares e das instituições pomarenses, e escolhendo esta terra como sua. BEM HAJAM!

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 01:00
link do post | comentar | favorito
14 comentários:
De O Serrano a 4 de Março de 2008
Trabalhei uns tempos na Quinta. Bom artigo, amigo Rouxinol. Força.
De lerdinhas a 4 de Março de 2008
Espectacular post Rouxinol, sempre com sentido oportuno e grande qualidade. Um beijinho de parabéns.
De Antena Pomarense a 4 de Março de 2008
A qualidade dos "posts ", permita-me, têm vindo a crescer, e este é um desses exemplos. Espanta-me ver tão poucos comentários, porque o tema é merecedor de opiniões. Obrigado Rouxinol por mais este momento. Continue.
De Zé da Ponte a 4 de Março de 2008
Concordo com os restantes comentários. O nivel dos Posts tem vindo a aumentar de qualidade e interesse. Parabéns, continuação do bom trabalho na divulgação da freguesia de Pomares em toda a sua dimensão, designadamente na sua historia e no seu quotidiano.
De JOCA a 5 de Março de 2008
Desde que conheço Pomares que admiro este local,

bem localizado, bem tratado duma forma geral, um
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Desde que conheço Pomares que admiro este local, <BR><BR>bem localizado, bem tratado duma forma geral, um <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>espectáculo.Sou</A> um leigo na matéria mas, não estará <BR><BR>a ser menos bem aproveitada?
De rouxinoldepomares a 5 de Março de 2008
Muito obrigado a todos pelos vossos "aplausos". Continuarei trabalhando e no rumo. Continuem a comentar. Um grande abraço
De Lolita a 5 de Março de 2008
Muitos parabéns, Rouxinol! Pomares nunca teve uma divulgação como a que tu lhe estás a dar. Tal como tu, sou uma apaixonada pela nossa terra e é bom todos os dias ver as belas paisagens e ler os teus artigos sempre de muito interesse. Gostei sobretudo, deste post sobre o livro da Marquesa de Pomares que considero de grande interesse a nível cultural. São documentos que, na minha opinião, deveriam fazer parte do património cultural de Pomares, isto se é que alguma vez alguém se interessou pela sua classificação. A Quinta da Marquesa foi e, de certo modo continua a ser, um grande suporte para os pomarenses . Estás a fazer um belíssimo trabalho que todos os pomarenses deveriam reconhecer, mas há sempre aqueles que nada fazendo, não gostam de admitir o valor, conhecimento e capacidade de outros. No seu fraco entender, Pomares está muito bem assim, sem acesso à cultura, ao conhecimento, a boas condições de vida, etc. E é sempre útil dizer mal dos outros, criando divisão entre as pessoas. Mas mesmo que outro valor não tivesse (e não é o caso) pelo menos já serviu para "mexer" com as pessoas.
Já agora, quero também deixar aqui o meu repúdio aos comentários de mau gosto que tenho lido inseridos nos vários posts . Não permitas que o blog sirva para troca de "galhardetes" de pessoas que aproveitam para se ofenderem sem darem a cara. Tratem dos assuntos mal resolvidos particularmente, sem termos que estar a assistir à falta de ética desses senhores. O Rouxinol é um blog sério, com valor e como tal deve ser respeitado por todos. Mais uma vez parabéns e ... continua!
De rouxinoldepomares a 6 de Março de 2008
Reconfortantes e sábias palavras.
Muito obrigada
De Lolito a 6 de Março de 2008
Tudo bem à parte o elogio ao blog que em principio estamos todos de acordo , já agora há pessoas que se "ofendem" sem darem a cara e a Lolita dá o quê?.Chegue de moralidade.
De J. Alexandre Bobone (Conde da Redinha) a 19 de Março de 2008
Em nome dos actuais proprietários da "Quinta da Marqueza " - descendentes directos de Maria Adelaide Bourbon Bobone Marqueza de Pomares e Condessa da Redinha) e de Alexandre Bobone Eng ) - quero informar toda a população de Pomares que tudo faremos para manter esta propriedade - mesmo que em moldes diferentes -, como era certamente a ideia dos nossos queridos Pais.
Quero agradecer ao autor a maneira simpática como como se exprimiu sobre os meus Pais.
De Diana Moura a 18 de Junho de 2014
Onde posso encontrar este livro?
DMoura
De rouxinoldepomares a 19 de Junho de 2014
Olá Diana. Com sorte, num alfarrabista aí por Coimbra.
De Anónimo a 28 de Dezembro de 2018
A Quinta da Marqueza encontra-se para venda ?
De rouxinoldepomares a 30 de Dezembro de 2018
Não lhe sei responder...
Sei que têm vendido alguma parcelas, mas o núcleo não sei se estarão dispostos a vender...

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 39 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Boa tarde, estou a tentar obter mais informação da...
Caro amigo!Quero agradecer o senhor por me ter env...
Bom dia meu Caro, cujo nome não colocou,O meu fale...
Obrigado caríssimo amigo.Um grande abraçoJá enviei...
Olá Afonso !!!Esse número que você passou tem what...
Caro Joaquim Pereira Matos, bom ano!Há muito que t...
Boa noite gostava entrer em contacto com à Senhora...
Caro amigo Rouxinol!Sou de Barcelos, e pergunto-lh...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.