Numa terra em que o que se passa, passa por duas ou três cabeças, e só vem a público quando já pode "queimar", volto ao tema do post anterior. Até porque é um tema importante para a nossa terra, e até porque convém aqui repor algum ponto de vista que não vi abordado na reunião que foi inconclusiva, anunciada que foi no facebook oficioso, como é agora habitual e já se tornou moda. Estranho é não ver a ligeireza na publicação das conclusões. Sinal que a "coisa" não correu de feição.
Ora, habituados que estão ao meu ponto de vista, frontal e directo, sem papas na lingua e sem medos, e habituado que estou ao veneno, ao qual já me tornei imune, não posso deixar de publicamente dizer o que penso sobre o tema. E o tema é o encerramento do quartel dos Bombeiros em Pomares.
Para ajudar o leitor e os pomarenses que não vivem o dia a dia da nossa terra convem começar por dizer o seguinte:
1º - O edificio dos Bombeiros em Pomares é património da Junta de Freguesia, portanto é propriedade do povo da Freguesia.
2º O Sr. Amândio Dinis, Presidente da Junta de Freguesia é membro da actual direcção da Associação de Bombeiros de Côja.
3º Em tempos, colocou-se em Assembleia de Freguesia a hipótese de ceder o espaço e o edifício dos Bombeiros a favor da Associação. Na discussão, opus-me a tal hipótese e defendi que o edifício continuasse a ser propriedade da freguesia.
Posto isto, passemos então para a reunião que foi convocada pelo Sr. Presidente da Junta para o dia 2 às 20,30 no salão da Freguesia, noticiada na página do facebook do actual Presidente da Assembleia de Freguesia. Não posso deixar de estranhar, como membro da Assembleia de Freguesia, cuja Assembleia se realizou precisamente oito dias antes e em que o assunto foi trazido pelo Sr. Presidente, que também é membro da direcção da Associação de Bombeiros. Trouxe-nos a noticia da possibilidade séria de os Bombeiros de Côja encerrarem a 5ª Secção por falta de efectivos em Pomares, e trouxe também a notícia de que os Bombeiros iriam renunciar ao contrato que mantinham com os CTT, no qual asseguravam o posto de Correios em Pomares. Do meu ponto de vista são duas coisas distintas. Uma, é estritamente operacional e mais complexa, que são os Bombeiros, para a qual há que se encontrar solução junto da Associação de Bombeiros, bem como encontrar solução junto da população mais jovem em Pomares. Convém saber que para se ser Bombeiro é necessário estar na faixa etária dos 18 aos 45 anos. Ora, na reunião que contou com cerca de 50 pomarenses, incluindo os promotores, a faixa etária era mais elevada. Pomarenses na faixa etária pretendida eram poucos, para além de alguns Bombeiros no activo. Esta situação, à priori indiciava que os promotores não tinham feito o "trabalho de casa". Isto é, não tinham começado por conversar com hipotéticos candidatos que pudessem vir a assegurar a manutenção dos Bombeiros em Pomares. Na reunião houve um desfilar do historial, nomeadamente pelo Dr. Manuel Campos Mendes, que evidenciou o quanto lhe custou e o empenho que teve pessoalmente na edificação do edifício. Ficou contudo na altura por dizer o empenho de muitos mais pomarenses, porque quase sempre as obras são do esforço colectivo. O problema é que não se conduziram as coisas para resolver a situação. Pareceu-me mais um sacudir das responsabilidades...
Apenas como nota; encontrava-me em Sintra quando soube pelo facebook da reunião. Meti "pés" a caminho, dois dias depois, porque por Pomares não olho a esforços e estou sempre disponível. E sempre que é necessário estou lá, mesmo que lá passe mais tempo do que na cidade. Todos sabem isso. Não posso, contudo, deixar de manifestar a minha estranheza, pelo facto de oito dias antes ter havido uma Assembleia de Freguesia e não se ter sugerido esta reunião. Será que foi uma decisão ad-hoc e ao sabor de quem manda...mas quem manda, nem sempre sabe mandar e nem sempre acerta...ou será que foi propositada?
Quanto aos Correios, a situação está obviamente assegurada pela Junta de Freguesia, aliás como acontece na maioria das freguesias por esse país fora. O contrário é que é estranho!!! Na altura do fecho da Estação de Correios, o que foi noticiado nos orgãos oficiais dos Correios era que o posto seria assegurado pela Junta, mas por esta o não a ter assumido na altura, alguém a colocou nos Bombeiros...e hoje terá de vir para o sitio onde deveria ter estado sempre. Foi apenas uma solução adiada...
Por este andar, essencialmente fruto da nossa desertificação, e fruto da falta de uma visão estratégica e de antevisão dos problemas, não se augura melhores dias para este edifício, que já denota alguns traços de abandono.
Enquanto alguns pensarem que só eles são os iluminados, que só eles sabem, e só eles têm as soluções, a nossa terra vai perdendo oportunidades. É uma pena, e é por isso, que vou erguendo a voz, denunciando e apontando caminhos alternativos.
Espero melhores dias para a nossa terra! Cá estou, e cá continuarei a estar!
. VII Capítulo da Confraria...
. Mostra de Ensino Profissi...
. A Tailândia na ARPIMS de ...
. Sra Ministra da Saúde em ...
. 2º Grande Prémio de Atlet...
. Festa Socialista em Aveir...
. A Nossa Freguesia
. Barroja
. O Nosso Concelho
. A Nossa Região
. Amigos
. Ritual
. Impulsos
. O Açor
. Maria
. Links
Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.