Sábado, 21 de Dezembro de 2013

Assembleia de Freguesia, foi hoje!!!

 

Teve hoje lugar a Assembleia de Freguesia de Pomares, a primeira desta legislatura, e que conta com algumas caras novas. Como Ordem de Trabalhos, a apreciação e votação do Regimento da Assembleia para esta legislatura, a apreciação do Orçamento da Receita e da Despesa para o ano de 2014, a apreciação e votação das grandes opções do plano para o mesmo ano, e ainda a autorização da assembleia para a celebração do acordo de execução entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia.

Contrariamente ao que é habitual, não foi posta à aprovação a acta da sessão anterior. Sobre as actas falaremos mais tarde. Foquemo-nos agora no que interessa e que é importante, o ORÇAMENTO da RECEITA e DESPESA para o ano financeiro de 2014, até porque falamos de um valor superior a  € 88.000, (oitenta e oito mil euros). A bancada do Partido Socialista, composta por Conceição Cruz e por mim próprio, foi a única a colocar algumas questões ao executivo no que concerne a algumas rubricas e respectivos valores. Para meu espanto, o executivo da Junta de Freguesia delegou a explicação na pessoa do contabilista, pessoa estranha à assembleia. Perante algumas explicações que me foram dadas, porque foram apenas técnicas, não responderam de forma alguma às questões de opção politica.  Por exemplo, fiquei mal esclarecido quanto ao valor de € 1600, (mil e seiscentos euros), orçados para telefone fixo, telemóvel, tv e internet, porque com alguns pacotes que estão disponíveis no mercado com menos de 1000 euros tem isso tudo e dois telemóveis...não é preciso ser-se contabilista para se chegar a esta conclusão e saber fazer estas contas. Lamentavelmente, o Sr. Presidente da Junta declinou a responsabilidade de explicar o que lhe competia explicar, e nem sequer defendeu o Orçamento que é da Junta de Freguesia. 
Sobre o Orçamento ficámos a saber o mesmo que já sabíamos. Os eleitos pelo Partido Socialista votaram contra o Orçamento, tendo em conta que não foram devidamente esclarecidos nas suas dúvidas e questões, apresentando a seguinte:

  

Declaração de Voto

 

- Considerando que é pratica corrente em algumas autarquias que os Orçamentos sejam participados, isto é, que têm a participação e opinião dos membros da oposição.

- Considerando que acharíamos justo e correcto que os membros eleitos pelo povo de Pomares participassem no documento que é a linha de orientação para aplicação dos dinheiros públicos.

- Considerando que o Orçamento ora posto à votação é uma cópia de anos anteriores e apenas um exercício de distribuição das verbas.

- Considerando que não fomos ouvidos nem convidados a participar, e deliberadamente somos afastados das decisões de interesse colectivo,

 

Os membros eleitos na lista do Partido Socialista e com assento nesta assembleia, não aprovam e votam contra o Orçamento da Receita e Despesa para o Ano Financeiro de 2014.

 

 

 

O novo (velho) executivo da Junta de Freguesia contou hoje com um novo elemento que não foi a sufrágio nas eleições de 29 de Setembro. Provavelmente é um caso "sui generis" e uma nova realidade na Freguesia de Pomares. A sua participação e a sua intervenção, apesar de técnica, abriu portas para que no futuro nos possamos socorrer de elementos estranhos à freguesia para nos ajudar. A participação legal na Assembleia da Freguesia de Pomares deixou de ser exclusiva para aqueles que foram eleitos.

 

 

A "bancada" do Partido Socialista, a Conceição Cruz, que iniciou e bem a sua intervenção nesta sua primeira Assembleia, e eu próprio. Nós trabalhamos, questionamos, pedimos esclarecimentos, ajudamos e queremos contribuir para que Pomares seja uma terra melhor. Nós não nos limitamos a levantar o braço...nós temos sempre uma palavra a dizer. Os pomarenses que confiaram em nós não ficarão defraudados.

  

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 23:17
link do post | comentar | favorito
9 comentários:
De Surpreendido: a 22 de Dezembro de 2013
Desta eu não sabia! Quer dizer que agora qualquer um se pode sentar na mesa de assembleia?Estamos a ir de mal a pior. É o que temos; o povo cego esclheu.
De Troika a 22 de Dezembro de 2013
Povo cego? é muito mais do que isso. Ceguinho, com a crise venderam-se por uns copos, mas agora pagam bem com grandes comezanas , é o que está a dar, Senhor Rouxinol não deixe de lhe cantar você sabe melhor que nenhum deles.
De Salta Pocinhas a 22 de Dezembro de 2013
Estão admirados , sempre foi assim ! Para a frente amigo António .
De Zé do Povo: a 22 de Dezembro de 2013
Não acredito no que estou lendo aqui! Isto devia ser bem divulgado, eu há muito que pertenço á junta de Freguesia da minha terra e nunca assisti a uma coisa destas, será que em Pomares as leis não são iguais?Realmente ... É preciso ter pachorra. Agora até acredito que as eleições aí, forão ganhas por compadrio, porque inteligência não têm nenhuma, ou então querem fazer dos outros burros.
De Paulo luis a 23 de Dezembro de 2013
Na realidade e triste as pessoas desta terra não terem tido a sensibilidade para para esta realidade e agora com que cara iremos olhar para este executivo para quem já sabia provavelmente será tranquilo mas para os iluminados que se venderam por umas codias e umas taças de vinho certamente irão sentir se uns grandes TOTÓS ... A festa está só agora a começar força Antonio Manuel POMARES espera por este momento a 20 anos
De Serrano mas não burro a 23 de Dezembro de 2013
Sensacional. Foi preciso trazer um técnico de contas para explicar um orçamento? Só revelam a incompetência perante todos os que os elegeram. O que vale é que a junta tem dinheiro para pagar a deslocação do contabilista e para dar emprego as senhoras a começar pela presidente da assembleia e a acabar na secretária. O resto anda tudo a viver das benesses. Ai não que nâo tem que defender o seu tachito. Vergonhoso.
De Toino da Machôa a 23 de Dezembro de 2013
Boa noite sr. rouxinol e boa noite a todos os pomarenses. Atão não querem lá ver que cheguei agora da frança pra passar o natal co a minha Felismina e os mês compadres Ezequiel e Benvinda de Jesus vieram logo a correr dar-me das novas que se passaram lá pelas bandas do adro e vocemecês não querem lá ver que a mim já nada me faz arreganhar o dente por via do que conheço dos inquilinos que por lá continuam. A minha comadre Benvinda de Jesus não parava de se arrepetir que quando foi á missa de domingo a conversa era que eles para dar explicações ao sr. rouxinol anté precisaram de ir buscar um das contas lá da vila e diz que dizem que quem viu as novas que agora são da junta que uma a ler parece que estão na primeira classe do tempo da grande guerra porque segundo dizem o sr. rouxinol escreve com palavras que as espertezas nunca ouviram no seu decimo segundo ano e dos outros, dizia-se por lá enquanto se abalava da porta da igreja e do adro os outros faziam rabiscos a fazer que tomavam as suas notas, é só teatro, e a empregada do parque agora foi promovida a chefe. É só estilo e vaidades. Parem aí que eu volto já, é que o meu canito Zeca Diabo que não sabe escrever nem ler é mais esperto do que muitos e quando ladra é porque anda atrevido por perto. Agarra, agarra. Deita-lhe o dente.
Daqui da Machôa boa noite a todos os pomarenses e um bom Natal e não se deixem indrominar pelas falinhas mansas que eles agora andam disfarçados de pai natal.
Toino da Machôa
De Antena em alerta amarelo. a 25 de Dezembro de 2013
Uma coisa é certa; o Ex Presidente nunca foi nenhuma vedeta, mas sempre se desenrrascou sem sentar ninguem ao lado dele para o defender, este? não tem competências,o que será que o povo viu nele? mas a vitória foi do EX.Quanto ás maninas; quando não se zela pela vida própria!!! Tadinhas são intelegentes até fazem o programa na Rádio.. que mais querem vossês?
De Por aqui nada de novo a 27 de Dezembro de 2013
É a imagem do país que temos e os Pomarenses têm o que merecem!!! Ora vejamos...
No inicio do ano houve um que anunciou alto e bom som que não podia continuar noutros cargos por tinha de tomar conta da mulher... já deve tar curada!
Outra zangou-se e subiu de posto...
Outro baixou de posto mas é só por uns tempos... ou seja, vira o disco e toca o mesmo... velho...velho... caquético... tal como as noticias já não há pachorra...
Será que este ano houve lucro no BAR??? E o orçamento foi feito ali às 3 pancadas... como era mesmo??? põe lá isto... tira aquilo... põe mais em baixo... mesmo ali na mesa do Bar... é o que dá não terem ideias/criatividade... ao menos ponham os olhos noutras Juntas k têm edifícios dignos de se ver... assim já podiam fazer o orçamento corretamente e não em cima do joelho.
Onde está o programa para o mandato? Só sabem é comer e dormir... até nos almoços... (Se calhar é por isso que a Soc. Melhoramentos que vai pela mesmo, p/celebrar o aniversário apresentou um misero bolinho e convites aos sócios - NADA).
Uma Junta que não faz nem deixa fazer... que não motiva, não incentiva, não produz nada de nada... fica satisfeita quando elimina quem tem ideias e é capaz de fazer mais e melhor! Vergonha, tenham muita vergonha. Quando foi feito o ultimo melhoramento em Pomares??? Não têm ideias? Não sabem o que faz falta? Está tudo bem? A serio??? Querem uma lista? Vamos começar por onde??? Ora cá vai uma ajudinha... Kriam... quem quiser...pague! Sim que por aqui TUDO se paga... e os outros trabalhavam de graça... já agora... perguntem ao papa missas e funerais... mas só os dele!!!
Ora bolas k isto de ser cristão também tem um preço!!!

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 38 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Obrigado caríssimo amigo.Um grande abraçoJá enviei...
Olá Afonso !!!Esse número que você passou tem what...
Caro Joaquim Pereira Matos, bom ano!Há muito que t...
Boa noite gostava entrer em contacto com à Senhora...
Caro amigo Rouxinol!Sou de Barcelos, e pergunto-lh...
Estimado Rouxinol de Pomares, Sempre Presentes ond...
Porque os meus diospiros fau fau caem ainda pequen...
Meu caro Fábio Cezar. O meu Blog está, digamos, em...
Fazendo uma visita a esta página e fiquei com água...
Viveiros Valter

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.