Segunda-feira, 9 de Junho de 2008

III Feira das Freguesias 3º Dia

 

 

Muitas pessoas oriundas da Freguesia de Pomares, vieram assistir à actuação do Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva, do Grupo Etnográfico Raízes do Sobral Gordo e ao concerto da URMP (Filarmónica Pomarense). É de salientar que estes  grupos folclóricos, têm na sua base as Comissões de Melhoramentos e ambas são lideradas por duas senhoras, que têm vindo a fazer uma obra digna do maior registo, levando o nome de Pomares bem longe e mantendo e divulgando as nossas tradições. A Dra. Teresa Neves no Soito da Ruiva e Odete Francisco no Sobral Gordo. Para elas o meu forte aplauso.

 

 

Os responsáveis do som do GDC de Soito da Ruiva.

 

 

Um lindo par de dançarinos do GDC de Soito da Ruiva.

 

 

É de louvar o rigor que este Grupo de Soito da Ruiva tem nos seus trajes, mantendo uma cópia fiel dos usos e costumes de antanho. Umas socas.

 

 

Um pormenor dos tamancos usados pelos homens.

 

 

É notória a preocupação de integrar e transmitir aos mais novos os nossos usos e costumes e contribuindo assim para que as gerações vindouras não percam as suas raízes e continuem a amar as suas terras de origem e a Serra do Açor. Neste caso crianças do GDC de Soito da Ruiva. ( preocupação comum aos dois grupos)

 

 

Um dos momentos altos na actuação do GDC de Soito da Ruiva, foi a saudação da Filarmónica do Barril do Alva a este Grupo. Um momento único, lindo e comovente. Magnífico.

 

 

 

O Grupo Etnográfico Raízes do Sobral Gordo, desfilando na Praça Simões Dias a caminho do Palco na Fonte de Amandos, encabeçado pela sua líder Odete Francisco que transporta o estandarte. Uma nota de louvor a esta gente empenhada e amante das suas origens que se deslocou de Lisboa propositadamente para esta actuação. Com gente assim construiremos um futuro melhor para a nossa Freguesia.

 

 

Odete Francisco, a líder do Grupo  e da Comissão de Melhoramentos do Sobral Gordo. Uma bonita figura e uma força da natureza.

 

 

O Grupo Etnográfico Raízes do Sobral Gordo em palco na Fonte de Amandos.

 

 

Os responsáveis pela música do Grupo Etnográfico Raízes do Sobral Gordo.

 

 

Um momento das danças e cantares onde o Grupo esteve muito bem.

 

 

O futuro do GER Sobral  Gordo parece assegurado por gente nova e bonita.

 

 

Odete Francisco entrega ao Presidente da Casa da Comarca de Arganil uma lembrança do Grupo, gesto que teve também para com o Sr. Vereador da Cultura, Dr. António Cardoso e para com o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de  Pomares.

 

 

Concerto da URMP (Filarmónica de Pomares) na Praça Simões Dias, onde desempenharam a tarefa de forma brilhante. Parabéns. (desnecessário aquelas intervenções do mestre Abílio sem microfone, que ninguém escutou o que disse, e quando o utilizou a sua colocação já não foi a mesma prejudicando o som da filarmónica)

 

 

Um destaque especial a este executante, embora todos o merecessem...

Um forte aplauso para todos.

 

 

A III Feira das Freguesias é um êxito assumido e constitui um evento de aproximação e coesão de todo o concelho e obviamente que nestas coisas gastronómicas há sempre uns melhores que outros e coube ao Presidente da edilidade como é da praxe divulgar os vencedores do certame neste ítem. Coube à Freguesia de S. Martinho da Cortiça o mérito do 1º Lugar no prato principal, cabrito assado e na doçaria o 1º Lugar coube às Secarias com a tradicional tigelada. Na foto o Presidente da Freguesia de S. Martinho da Cortiça no uso da palavra.

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 03:29
link do post | comentar | favorito
9 comentários:
De Odete a 9 de Junho de 2008
Agradeço os elogios que me são feitos. Dizendo que sou uma pessoa muito feliz e a cada actuação aumenta o amor e o orgulho que tenho pela minha terra e pela minha gente. Como se pode ver nas fotos somos um Grupo com muita gente jovem. Jovens que também eles se sentem muito felizes e orgulhosos de serem raízes de Sobral Gordo e de demonstrar usos e costumes da nossa região. O meu aplauso é para eles. Ao Rouxinol o meu abraço de reconhecimento e amizade.
De Odete a 9 de Junho de 2008
Os meus sinceros parabéns a todos os intervenientes desta Feira das Freguesias. Um abraço muito especial para o Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva, agradecendo a forma fantástica e amiga como nos receberam na sua tasquinha. Também para a Banda Filarmónica Musical Pomarense o meu abraço para todos os seus elementos. Banda pela qual tenho muita estima e consideração. Parabéns ao seu mestre que está à frente desta banda à mais de 50 anos. Um abraço amigo Abilio Lopes Francisco.
De DEIXA-ME RIR a 11 de Junho de 2008
Hi, Hi, Hi...ouvi dizer que a D. Odete do Sobral Gordo levou três prendas para oferecer, dois deles abriram e mostraram como é de educação e bom costume e o PJF para destoar, guardou o saco...não,não é aquilo que estão a pensar, é só diferente...deixa-me rir...
De nao tem nome a 6 de Julho de 2008
Abilio Francisco sff
De . a 6 de Julho de 2008
intervenções desnecessárias ?
De rouxinoldepomares a 6 de Julho de 2008
Sò agora? E quer dizer o quê???
De uma filha da terra a 15 de Julho de 2008
Pois foi com muito gosto que verifiquei a existência de um blog sobre Pomares. Pensei que bom, pois é uma forma de dar a conhecer a nossa linda terra, mas afinal é para criticar as pessoas que fazem e fizeram algo pelo desenvolvimento da terra. Muitos pondo em primeiro lugar o trabalho pela comunidade em prol da familia( eu se o digo é porque o senti, não falo sem conhecimento do facto). Por isso não critique quem trabalha. Esse comentário ao mestre Abilio é muito pobre.Se na feira das freguesias, havia uma filarmonica com o nome URMP, ao Abilio se deve.Foi preciso vir um filho do Piódão, para Pomares ter uma Filarmonica. Isto é que deve ser divulgado. Foi um comentário pobre de gente pobre e de mente pequena, esse sobre o mestre Abilio. Pois se não gosta dele então cale-se ou faça melhor, gostava de ver.
De rouxinoldepomares a 15 de Julho de 2008
Lamento que o blog não lhe tenha agradado por não estar nos status quo de Pomares. A interpretação do que escrevi e as suas conclusões são apenas suas. Do tamanho da sua mente. O que eu escrevi e vá reler, é que a interpretação da URMP foi brilhante e com os meus parabéns. Está difícil de perceber?
Para me mandar calar é necessário muto mais que a sua voz. Deixe-me dizer-lhe uma coisa: critico o que muito bem me apetecer e até me devia agradecer eu disponibilizar-lhe este espaço para a sua opinião. Também não percebo porque não utiliza o seu nome neste comentário! Obviamente que não estou à espera que concordasse com o meu blog, por razões obvias.
De de uma filha da terra a 15 de Julho de 2008
Sei ler e sei tirar conclusões. E li que achou a interpretação da filarmonica brilhante, contudo, também li a forma como se referiu ao mestre Abilio, opinião desnecessária. Também já deu para tirar as minhas conclusões sobre a sua personalidade, ou seja, não é democrata. E muito bonito falar-se em democracia, mas aplicar na pratica é mais complicado, e temos aqui esse exemplo. Não utilizo o meu nome, porque não tenho que utilizar, tal como o Sr não utiliza o seu. Tamos quites.Eu concordo com um blog que dê a conhecer a terra, agora não concordo com certas afirmações, mas é a minha opinião, e como um blog é um sitio onde se pode exprimir as opiniões, ou não?. Não tenho razões obvias para concordar ou descordar, tenho uma personalidade muito própria, não ando ao sabor de politicas nem de casiques. Gosto da minha terra e gosto de a ver desenvolver.
Por ultimo, nunca foi minha intenção manda-lo calar, no sentido pratico da palavra. Apenas acho o seu comentário sobre o mestre Abilio, despropositado, e ridiculo. Esta é a minha opinião democrata.


Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 38 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Estimado Rouxinol de Pomares, Sempre Presentes ond...
Porque os meus diospiros fau fau caem ainda pequen...
Meu caro Fábio Cezar. O meu Blog está, digamos, em...
Fazendo uma visita a esta página e fiquei com água...
Viveiros Valter
Será que já ninguém sabe a diferença entre diâmetr...
Comprei esta variedade nos Viveiros Valter.
Não deve ser fácil encontrar uma videira desta cas...
Ando à procura de um par de pés desta casta, mas n...
Também tenho uma de quando andava na v

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.