Terça-feira, 1 de Julho de 2008

Nª Srª das Preces

 

É já no próximo Domingo, o primeiro de Julho, que se realizam as festividades de Nª Srª das Preces, em Vale de Maceira, uma das mais antigas romarias das Beiras com a sua Feira anual.

 

Este Santuário de Nª Srª das Preces, é constituído por uma capela principal dedicada a Nª Srª, por onze capelas com os motivos da Paixão de Cristo, com figuras de tamanho natural, pela capela de Sta. Eufêmia e a capela de Nª Srª das Necessidades que se situa no Monte do Colcurinho a 1244 metros de altitude.

 

Uma foto actual de uma das entradas para o recinto da romaria e uma outra com cerca de meio século, da Fonte Monumental. A visitar sempre.

 

E porque já se fez referência aqui no blog a esta romaria aqui fica o link para relembrar:

http://rouxinoldepomares.blogs.sapo.pt/49528.html

 

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 01:24
link do post | comentar | favorito
7 comentários:
De antonio assunção a 1 de Julho de 2008 às 08:42
É um prazer ler a introdução feita sobre o vale de Maceira e ao Santuário Mariano de Nossa Senhora das Preces e o vizinho lugar do Goulinho assim como as belas fotos ( quanto ao caminho só para 4x4 é que é uma pena não estar alcatroado de modo a que se pode-se circular entre as duas freguesias em melhor segurança mais confortável em menos tempo hoje ao preço que estão os combustíveis para se ir do Goulinho a Pomares ou vice versa por estrada alcatroada via Ponte das Três Entradas temos que fazer mais de vinte kmts
De janita a 1 de Julho de 2008 às 10:44
Caro sr rouxinol antes de mais nada queria lhe agradecer destas belas fotos de "paisagens" e "monumentos" de pomares e aredores, mas tambem gostava, que de vez em quando aparecessem simplesmente fotos de pessoas em carne e osso, conterraneos e amigos de pomares, mas nao so gente da "autarquia" ou gente "importante", mas sim gente simples e modesta que fazem parte do dia a dia da nossa freguesia, tal como gostei de ver por exemplo a personagem mitica do barrigueiro (o horacio) umas semanas atras; pois estando emigrado em França tenho algumas saudades nao so do sitio mas tambem do povo de pomares que apesar de nao ser perfeito tambem faz parte da "paisagem"; qual nao seria a minha alegria se um dia visse por exemplo a fotografia da "tia Zulmira" personagem tao simpatica do fundo do povo que tanto me diz bem do sr rouxinol, e que desespera de um dia aparecer no seu interessantissimo blog. Ca fico a espera, e mais uma vez parabens pelo seu trabalho e a sua paciencia por ter lido este comentario ate ao fim.
De rouxinoldepomares a 1 de Julho de 2008 às 16:23
Caro Janita
Anotei a sua sugestão, mas para publicar aqui fotos de pessoas é necessário que as mesmas estejam de acordo com a divulgação da sua imagem e nem sempre é consensual. Mas fica aqui a sugestão na esperança da boa vontade das pessoas em colaborar. Um abraço de Portugal e de Pomares. Felicidades e bom trabalho.
De Odete a 1 de Julho de 2008 às 16:13
Parabéns amigo.
Emociunei-me ao ver estas fotos.
Voltei atrás no tempo.
Voltei trinta anos atrás e recordei com muita saudade os meus oito, nove anos, tempos em que ano após ano ia à Romaria do Vale da Maceira. Só aqui tinha a oportunidade de dar uma voltinha nos carrosséis. Algo que nunca se via nem se tinha no dia a dia. Apesar da tradição já não ser o que era quem me dera poder estar no próximo domingo com a cesta da merenda a comer debaixo daquelas arvores centenárias, depois de assistir à missa campal.
Que a Nossa Senhora das Preces nos dê muita saúde, nos proteja e nos ajude no nosso dia a dia.
De maria jose a 13 de Julho de 2009 às 16:03
voltei 50 anos atráz, como o tempo passa sem darmos por isso, tinha eu 12 anos quando fui pela primeira vez a senhora das presces com muita devoção a nossa senhora, para comprir a promessa feita pela minha mãe e meu pai. Ainda me lembro de ver muitas pessoas descalças a comprir as suas promessas, como isto la vai longe,como é bom haver um espaço onde nos pssamos fazer uma reteospectiva no tempo e leva-la a todos os conterraneos um abraço até sempre m.jose
De pomarense a 1 de Julho de 2008 às 18:23
Adorei as fotografias do Vale de Maceira. Saudades dos belos anos em que tambem palmilhava aqueles caminhos, era sempre uma festa visitar todas as capelas, assistir as cerimonias religiosas, e depois comer-mos uma bela merenda! comprar lembranças! OBRIGADA um abraço e continua porque nos fazes reviver.
De O Serrano a 2 de Julho de 2008 às 23:59
Em tempos que já não voltam, tempos da nossa mocidade, era nestas romarias que nos podiamos dar ao luxo de nos divertirmos um pouco e era aí que nos bailaricos davamos um pezinho de dança com as moçoilas de então. Tempos dificeis mas de boa memória. Um obrigado ao Rouxinol por nos fazer recordar.

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...
A Quinta da Marqueza encontra-se para venda ?
Que catastrófe as imagens dão arrepios.bjshttp//bl...
Impressionante! Ainda bem que nada lhes aconteceu.
Parabéns à Junta de Freguesia de Pomares, por as m...
A familia de minha Mãe de apelido Silva Campos é d...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.