Quarta-feira, 29 de Junho de 2016

A propósito de Tradições...

Vaso de S. Pedro!

Dizem alguns que é uma questão de tradição! Eu digo, está bem! E será que a coberto das ditas tradições é permitido danificar o património de cada um? E será que a coberto das ditas tradições é permitido invadir o espaço privado e vedado? E a coberto das ditas tradições é permitido um sem número de coisas sem nexo e sem estética alguma? Quando assim acontece deixa de ter piada, e não há tradição que me convença de que tem alguma utilidade ou divertimento, a não ser para gozo de quem se envolve nestas praticas.


Passo a explicar:

Em noites de Santos populares, Santo António, S. joão e S.Pedro, é comum há alguns anos levarem à pratica o "desvio" de vasos com flores, e serem depositados junto ao fontanário principal cá da terra, ao Pontão. Dizem alguns que é tradição. Até pode ser tradição, mas sinceramente não me lembro nos meus tempos de juventude ver tal coisa em Pomares. Poderá ser tradição em algumas terras, mas em Pomares se o foi alguma vez esteve muitos anos em que essa tradição não foi cumprida.

 

Penso, e tenho até a certeza que o gozo está em ver as pessoas e os proprietários logo pela manhã seguinte andarem a transportar os seus pertences, alguns com dificuldades nítidas quando se trata de população envelhecida em que não tem os filhos nem os netos por perto para os ajudarem e quando não se distingue um vaso com uma sardinheira ou um craveiro com floreiras em cimento com pesos e dimensões consideráveis e com espécies que podem valer algumas dezenas de euros.  

 

Não posso concordar com tradições que não têm em conta se os vasos que se vão "desviar" pertencem a pessoas que estão ausentes, impedindo-os de os irem recolher no dia seguinte...e o que acontece a seguir é que a culpa morre solteira! Não posso concordar com tradições que não tem em conta se os proprietários tem condições físicas e possibilidades de irem recolher os seu pertences que na calada da noite e pela sorrelfa foram desviados...

 

Se o argumento é a tradição, também posso dizer que é tradição matar toiros, matar gatos com fogo, cortar parte dos genitais femininos....e se recuarmos, também era tradição sacrificar humanos...e filhos...é da bíblia!!! 

No tempo em que não havia televisão, não havia internet, não havia os meios de locomoção que há hoje, não havia a informação que há hoje, não havia a formação que há hoje, (ou havia?), e não havia o dinheiro que há hoje compreendia-se que a juventude e outros menos jovens, arranjassem alguma alternativa para se divertirem e para exteriorizarem a sua irreverência. Hoje não compreendo, e sinceramente esperava mais iniciativas para Pomares que não vejo!!! 

E que dizer quando se transpõem muros e portões??? Não será um ilícito???

E será que um balde com terra e uns tomateiros para plantar não se distingue de um vaso com flores? E será que o balde e os tomateiros não podem estar em sitio que não é suposto ser de acesso publico fácil?

Não me incomodo e já não é a primeira vez, que me levam vasos com flores, que não tenho, podem levar-me os tomates, porque tenho mais...mas não acho piada invadirem-me um espaço privado e vedado, seja a que pretexto for...

 

A falta de bom senso, os abusos, nem que seja a coberto das ditas tradições, mais cedo ou mais tarde dão sempre mau resultado.

Há tradições que não atraem as pessoas, não as incluem, afastam-nas!
Para uma região e uma terra que galopa para um abismo de desertificação humana, há que repensar tradições e brincadeiras...

 

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 23:17
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Guidinha Pinto a 11 de Julho de 2016 às 11:11
Estou perfeitamente em sintonia com o amigo.
Um abraço.

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Abril 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. 2º Festival de Sopas - Ag...

. IX Encontro de Folclore R...

. Aqu'Alva Stória - III Enc...

. Aqu'Alva Stória - III Enc...

. E estive lá...XVIII Congr...

. III Festival de Chocolate...

. Fim do Ano de 2017

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.A ver

online

.Visitas

.últ. comentários

Anónimo? Então esqueci-me de assinar.OdeteOdete Fr...
Bela sequência de fotos .de uma tarde de folclore ...
Amigo, António Manuel Silva,não é segredo para ni...
O amigo, está em todas e mais diversas páginas cul...
Estive em Setembro em Pomares, terra de alguns dos...
Por este e por outros motivos, 2017 não deixa saud...
Bom Ano de 2018 e muita saúde para si e todos os f...
Li. Entendi. Continue.Abracinhos. 🙅
Renasceremos todos.Feliz Natal e um 2018 repleto d...
Obrigada Antonio pr ter voltado....

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.