Este fim de semana atravessei o planalto mirandês. Rodava perto de Mogadouro e a hora da amesendação aproximava-se. Guinei à direita, e em boa hora fui estacionar no centro de uma vila na qual nunca tinha estado antes. Simplesmente não conhecia. A primeira impressão é aquela que fica na retina e na memória. Ruas limpas, muito estacionamento. Ordenamento urbano bem cuidado. Dirigi-me ao posto de Turismo, o que sempre faço quando não conheço. Havia ali alguma azáfama. Ia acontecer o lançamento de um livro de um ex autarca. Fui recebido, e estive à conversa com a Sra Vereadora da Cultura, Virgínia Vieira, que me convidou a assistir ao lançamento, mas não me foi possível comparecer por estar em transito, e me ter entusiasmado a captar estas fotos de uma vila do nordeste transmontano que me encantou, e à qual irei voltar com mais tempo. Não posso deixar de referir que ao almoço comi uma posta mirandesa, seguramente a melhor carne que comi até hoje. A gentileza e a prontidão do Chefe Eliseu, vestido na sua indumentária branca e barrete alto, convidam-me a voltar ao restaurante "A Lareira", uma imponente lareira com uma enorme grelha que vai grelhando a suculenta carne.
Sou um apaixonado pelo interior, do campo, da ruralidade. Esta visita rápida a Mogadouro soube-me bem. Gostei de ter estado em Mogadouro. Que bela vila transmontana!!!
Espaços verdes bem conseguidos.
Espaços amplos...
Espaços virados para as pessoas, onde não falta espaço para os automóveis. Chamou-me a atenção a forma como os plátanos estão podados. Bonito!
Entrei na Lareira. Uma primeira sala-café, e logo a seguir um salão restaurante com uma imponente lareira, onde a suculenta carne vai ao lume de brasas de lenha. Simpático e eficiente o Chefe Eliseu. A foto nem parece minha...para a próxima coloco o flash!!!
Uma generosa posta mirandesa, carne de alta qualidade, tenra. Azeitonas em abundância e boas; curiosas as batatas de acompanhamento e um molho excelente. Um bom vinho da casa. Vou voltar.
Só de ver até almoçava novamente...
Já de estômago aconchegado parti à descoberta da vila. Não vi tudo...mas na voltinha que dei, fiquei com vontade de voltar com mais tempo.
Estou no centro...
Se me virar a 180º esta é a vista...
Continuo em frente e vejo que os jardins públicos estão bem cuidados...
Paro! Olho! Não posso deixar de sentir alguma nostalgia ao ver o belo edifício dos CTT, como tantos outros do nosso Portugal, a empresa na qual os portugueses mais confiavam e que agora foi, (vendida), entregue ao capital privado, porque dava lucro. Orgulho-me de ter pertencido aos seus quadros e ter contribuído para se ter tornado uma empresa de prestigio, e uma de melhor serviço de correios do mundo. Para isso trabalhei durante muitos anos com amor à camisola, e cada vez que passo por um edifício dos Correios, olho, vejo e registo em fotografia. Mogadouro tem um belo edifício dos Correios!
Trindade Coelho, magistrado e escritor nascido em Mogadouro, na segunda metade de oitocentos.
E nunca tinha visto um jardim com romãzeiras...impecáveis, sem vandalismos, nem aproveitamentos, o que demonstra o nível de civismo dos mogadourenses. Gostei de ver!
Difícil foi a escolha das fotografias. Todas, mesmo parecidas...gostei de todas...
Convento de S. Francisco.
Arquitectura impressionante...
Em direcção ao ponto mais elevado...
Igreja Matriz. Ao lado, o castelo (ruínas).
Uma outra perspectiva...
A frontaria e a torre sineira...
Castelo...
idem...
idem...
idem...
E cá de cima, do castelo, a vista é soberba...
Não fui ver de perto, mas cá de cima, o complexo desportivo estará ao nível dos melhores, e fará inveja a muitas outras terras lusas do litoral...
Deixo-vos com algumas imagens de pormenores de portas que ainda resistem ao padrão da globalização, ao "uniformismo" das ditaduras das grandes superfícies, e da industrialização massiva. Deixo-vos também com pormenores de varandas e de fachadas de belos edifícios.
Espero que tenham gostado de ver Mogadouro através da objectiva d' O Rouxinol de Pomares.
Deixo também aqui os parabéns aos autarcas de Mogadouro que têm trabalho visível, e deixo um abraço a todos os que vivem e gostam de Mogadouro. Eu voltarei um dia destes.
. VII Capítulo da Confraria...
. Mostra de Ensino Profissi...
. A Tailândia na ARPIMS de ...
. Sra Ministra da Saúde em ...
. 2º Grande Prémio de Atlet...
. Festa Socialista em Aveir...
. A Nossa Freguesia
. Barroja
. O Nosso Concelho
. A Nossa Região
. Amigos
. Ritual
. Impulsos
. O Açor
. Maria
. Links
Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.