Quarta-feira, 22 de Outubro de 2014

Sabes que água bebes???

 

 

Agua das fontes. (1)

Quem não gosta de beber água pura, fresquinha, a correr, e livre de cloro???
Toda a gente!!!

Então eu vou contar-vos como eu pensava que bebia água pura em Pomares e estava a ser enganado...

Desde criança que sempre ouvi dizer que a água da Bica, era mais pesada, mas era mais fresca e melhor do que a água do fontanário do Pontão, que é mais superficial, logo, mais sujeita a variações de qualidade por razões obvias. Aliás, quem conhece, sabe que este fontanário tem um caudal conforme a pluviosidade, enquanto o fontanário da Bica quase se mantém inalterado.

Perante a ausência de informação afixada, acreditei sempre na palavra dos autarcas, que me garantiam que a água era de boa qualidade. E assim a ia buscar e a ia bebendo, como tanta gente em Pomares.

Acontece que em meados de Junho achei algo estranho no sabor da água, mas não dei muita importância. Como não sou desconfiado...voltei lá e enchi o respectivo garrafão.  Passado alguns dias encontrei afixado na fonte do pontão um boletim de análises da água, que apontavam para uma água em perfeitas condições, mas no fontanário da Bica, nada se encontrava afixado. Como estamos numa aldeia, que é pequena e tudo se sabe, ouvi um zum-zum que me levou a questionar o executivo da junta em assembleia de Freguesia sobre a qualidade da água do fontanário da Bica, onde me foi confirmado que a água do fontanário da Bica tinha sido tratada com cloro por apresentar E-coli.    

Nesta última assembleia de freguesia, passados que foram três meses, ainda não tinham feito uma contra-análise...

Entretanto, eu não tornei publico este assunto em tempo, porque me tinham prometido que iriam proceder a novas análises, e se a água estivesse nos parâmetros legais não seria de todo justo criar alarmismos. Mas não, a água nunca mais foi submetida a análise... 

O que eu penso é que nenhum fontanário deveria estar disponível sem garantir requisitos mínimos de potabilidade da água. A água só deveria ser distribuída com monitorização regular e inserir-se no Plano de Controlo de Qualidade da Água. A lei prevê que, se não integrarem este plano, as entidades gestoras devem afixar no fontanário um alerta sobre a falta de controlo da água.

Ora, em Pomares nada está afixado nos fontanários, e pior do que isso, a água apresenta valores de E-coli superiores ao normal, e calaram-se...
A mim o que me chateia é ser enganado, e para beber água com cloro e cheiro a lixivia, bebo da torneira, escuso de ir gastar as solas dos sapatos ao fontanário...
E como a verdade é tão bonita...

Se vier a Pomares não se esqueça de fazer como eu, compre água engarrafada, porque eu não tenho confiança em quem gere as águas da nossa terra...

Agua das fontes. (2)

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 23:55
link do post | comentar | favorito
17 comentários:
De Francisco Campos Mendes a 23 de Outubro de 2014
Boa tarde Rouxinol!

Já não passava cá há muito tempo, mas hoje decidi comentar e opinar, pois a gravidade da situação e por perceber alguma coisa da matéria assim o obriga!!! A maior parte das pessoas não sabe o que é e- coli: e- coli é uma bactéria que provoca febres e diarreia e pode ser perigosa!! Ora assim sendo , basta existir para a situação ser preocupante! Não tem a ver com valores a mais ou a menos, como disse no seu post! A ser verdade, deveria estar proibido o consumo da água!! Agora , quem lhe disse que os valores de e-coli estavam altos, ou não percebe nada do que diz ou mentiu! Um abraço a todos os Pomarenses
De rouxinoldepomares a 23 de Outubro de 2014
Meu caro Francisco Campos Mendes, bem vindo ao meu blog novamente. Ah! E seja bem vindo quem vier por bem. Claro que o meu amigo Francisco Campos Mendes vem por bem.
Meu querido amigo, aquilo que escrevo é a verdade, e como autarca jamais traria um assunto destes a público se não fosse verdade, e não fosse um assunto sério de interesse colectivo.
Não sei onde leu no meu post que, e passo a citar" " Agora, quem lhe disse que os valores de e-coli estavam altos, ou não percebe nada do que diz ou mentiu!" porque eu apenas digo o que se passou numa assembleia de freguesia, em que várias pessoas ouviram e onde existem registos fonográficos...será que chega!!!
E não esteja convencido que a maioria das pessoas não sabe o que é e-coli. A malta já vai à escola, anda no ensino secundário, na universidade, e sabe o que é "có-có" cientificamente...
Eu sei que tem uma pedra no sapato comigo, tenho pena, mas jamais mudarei a minha forma de pensar e a minha postura só para estar no mesmo registo em que o Francisco Campos Mendes se encontra.
Sabe, a diferença é aquilo que impulsionou o mundo...
Eu penso pela minha cabeça, digo aquilo que é verdade, e desfio alguém a desmentir-me nesta questão. Aqui, ou noutro local, incluindo a televisão a cores. Ponto final!
Acredite no que leu, ou vá beber água á vontade e só lhe desejo que não tenha uma valente diarreia...
Sabe que eu continuarei a gostar de falar consigo, e pode sempre voltar aqui ao meu blog que é bem vindo.
Um abraço
António Manuel Silva (O Rouxinol de Pomares)
De Um pomarense enganado a 23 de Outubro de 2014
Não posso de maneira alguma ficar calado e não dizer aqui o que sinto sobre este seu poste senhor Rouxinol, é de lamentar que isto possa acontecer na nossa aldeia,mas essa malvada raça perderam a vergonha em tudo, eles já só querem ver o dinheirito ao fim de cada mês, se não fosse o dinheiro dos nossos impostos os gajos morriam de fome só pela foto que o senhor apresenta da fonte do pontão, se vê o que eles gostam de Pomares os bancos metem nojo os azulejos idem as ruas principais nem se fala , que está esta corja de gente a fazer à frente duma junta de freguesia? Demitam-se por favor tenham vergonha.
De anónimo a 23 de Outubro de 2014
Não posso queixar-me!!!Hoje sei o erro que cometi ao deixar-me levar pelo conto vigário, pela 1ª vês, nas últimas vesti a pele de lobo, hoje vejo o mal que fiz em ter acreditado numa trupe de vigários que só estam no poder pela máfia.
De Cagafritas a 23 de Outubro de 2014
Andam todos à toa com as árvores a e as podas, com a água de treta, a vender pechisbeque por ouro, e água por merda, enquanto os bolsos se vão engordando com a cerveja na tasca...
De Abarth da Costa a 23 de Outubro de 2014
Caro Rouxinol de Pomares

Quero desde já felicita-lo por este seu Blog, que para mim é um bom sitio, onde mato saudades dessa terra, que desde há 13 Anos, passou a ser " A minha Terra do Coração " tal a paixão que Eu tenho por Ela, bem como pelos seus habitantes, que sempre bem me acolheram! Bem Haja.

Quanto ao assunto em epigrafe, tenho também a agradecer-lhe o seu Alerta, sim, há um ditado bem conhecido que diz: " Mais vale tarde do que nunca " e aqui tenho que dizer que o Sr. Não prestou um bom serviço! Nem aos seus Conterraneos, nem aos Amigos e visitantes ( onde Eu me incluo ). Estive este Ano, somente uma semana, no passado Mês de Agosto, e tal como desde sempre a maior parte ( talvez 90% da agua que o meu corpo ingere nesse período vem da fonte da Bica, até para cozinhar, não só para mim, como para o meu agregado Familiar ( Somos 2 Adultos e 2 Crianças ) e até o meu Cão, que é a agua que bebe. Ouvi falar dessa Fonte, 4 Anos antes de ter estado aí pela 1ª vez através de um Portelinha/Pomarense colega de trabalho que tive, e que me descreveu as maiores maravilhas da agua dessa fonte, as quais pude comprovar, quando aí cheguei, e por sinal cheio de sede. Não me venho embora de Pomares sem trazer um pouco dessa agua comigo, para tentar tê-la mais um pouco, mesmo sabendo que aqui em casa, ela não vai saber como sabe aí.

E aqui é que Eu volto a dizer que o Sr. não prestou um bom serviço, pois, com a Saúde Publica não se brinca, e se sabia desde Junho que poderia haver um problema com a agua da Fonte da Bica, e reteve essa informação até agora, sabendo que havia todo um Verão, pela frente e o que isso trás a Pomares, desculpe a minha frontalidade mas o Sr. e todos os que sabiam, foram de uma I R R E S P O N S A B I L I D A D E elevada ao mais alto grau!
Talvez essa irresponsabilidade, não fique tão elevada, pois, em 1º lugar Eu e toda a minha Familia ( cão incluído ) não tivemos qualquer desarranjo intestinal, em 2º lugar, que eu tenha sabido ( e Eu vou sabendo Noticias de Pomares ) também não houve por aí nenhuma Epidemia ou Pandemia, portanto baixamos um pouco a cota.
Agora o Sr. que até tem um lugar ( sabendo que é na oposição ) na Composição da Junta de Freguesia, era sua Obrigação e de quem sabia, senão criar o alarme, pelo menos exigir que algo fosse feito, e não esperar pelas prometidas contra analises, que inclusivamente teimam em não chegar.
Uma ultima nota de rodapé: Gosto muito de visitar o seu Blog, gosto das fotografias que publica, gosto das musicas que o acompanham, mas tenho que criticar, a sua constante insistência, para estar muitas vezes a utiliza-lo para se auto promover politicamente.

E termino dizendo: Pomares, é demasiado belo e pequeno, para se promover a discordia, quando nesse burgo, o lema deveria ser- " Um por todos e Todos por um"

Dixit
De rouxinoldepomares a 24 de Outubro de 2014
Meu caro Abarth da Costa, a responsabilidade que me aponta, desculpe que lhe diga, está mal dirigida, as responsabilidades não me podem ser assacadas por porque não pertenço aos órgãos executivos da junta nem tão pouco alguém me pediu colaboração alguma, em matéria alguma. A maioria votou e tem o que tem. Se não lhe serve a si a mim também não, mas é assim a democracia. Limito-me a fazer o que entendo ser feito para o bem de Pomares, porque é a minha terra, tenho amigos e tenho apoiantes que acreditam em mim.
No caso em concreto só posso dar-me por satisfeito que não lhe tenha dado nenhum desarranjo, e a irresponsabilidade que me atribui devolvo-lha para a redirecionar a quem permitiu que eu andasse a beber água como você a bebeu...
Para me promover politicamente, (???) Pomares é o verdadeiro palco para isso!!!...por acaso passa-lhe pela cabeça que eu preciso de me promover politicamente em Pomares? Caia na realidade!!! E quanto à discórdia concordo consigo, mas, olhe... continue a beber água da fonte, é mais cloro, ou menos cloro, e como não houve nenhuma pandemia tanto faz...
Se está bem assim para vocês para quê que eu ando a perder o meu tempo!!!
De Pomarense a 24 de Outubro de 2014
Meu amigo Abarth. não posso de todo tirar-lhe a razão, mas o Sr, conhece Pomares apenas uma vês ou duas por ano, agora nós que aqui vivemos toda a vida é que podemos dizer que estamos entregues à bicharada, Quanto ao Rouxinol, só não quis arranjar conflitos antecipados e muito menos em redes sociais, mas um sujeito do executivo veio a publico partilhar cote de árvores de instituição privada, então aí, digo Quem escreve o quer lê o que não quer. E olhe que eu garanto-lhe, o Rouxinol não precisa de se promover que ele não ganha nada com isso,( NÃO PRECISA? tomara eu ter metade dos rendimentos que lhe entram em casa todos os meses.Um abraço para si e para sua família.
De Abarth da Costa a 25 de Outubro de 2014
Meu Caro Pomarense ( Sr. ou Sra )

Eu não tenho nada, rigorosamente nada contra o Sr. Rouxinol de Pomares, nem contra ninguém dessa maravilhosa terra que tão bons momentos me propicia.
No entanto deixo-lhe este exemplo:

Moro perto de Lisboa, e a determinada altura, alguém que sabe o que está a fazer me diz que em Lisboa poderá acontecer uma catástrofe, um terramoto, pois ele trabalha no instituto de meteorologia e sabe que isso pode acontecer, mas pede-me para não dizer nada a ninguém, todos os que sabem calam-se. Eu fico calado, e passado 15 Dias o Terramoto acontece, morrem milhares de pessoas. È um exagero? pois é, mas tudo tem a sua proporção
De Luis Castanheira a 24 de Outubro de 2014
Fico triste pois quando falo da minha aldeia, sempre falo da qualidade e frescura da agua. Quando aí estive em Julho, fiz questão sempre que foi possível, de ir beber agua à Bica não sabendo que estava a por em risco a minha saúde. Para quem esteja exposto regularmente talvez o risco seja menos, mas mesmo assim é risco.
Espero que seja resolvido o mais rápido possível pois seria uma perda ter que fechar a fonte.

Uma abraço.
De António Simões a 24 de Outubro de 2014
Boa Noite
Estive de férias em Setembro em Pomares e voltei lá
este mês num fim de semana. Bebo sempre água em qualquer dos lados mencionados neste Blog. Nunca senti nenhuma alteração no meu organismo. No entanto e uma vez que nenhum órgão da Junta tomou a iniciativa de colocar lá um aviso "temporariamente esta água está imprópria para consumo", até saberem os resultados de análises que eu penso tenham sido mandadas efectuar. Sou amigo do António Manuel e não vou criticá-lo por não ter divulgado. Essa iniciativa deveria partir de alguém com mais responsabilidade dentro da Junta. Se as águas continuarem contaminadas à que ter a coragem de deixar lá o aviso para os Pomarenses e não só não beberem a dita àgua. Um bom fim de semana.
TÓ-ZÉ....
De Fio de Prumo a 24 de Outubro de 2014
Querem lá ver que o Rouxinol é que é o culpado de terem posto cloro na água, de se terem fechado em copas e de terem bebido água. Só em Pomares, mesmo.lol
De Abarth da Costa a 25 de Outubro de 2014
Meu Caro Rouxinol de Pomares

Quando Eu digo que: " o Sr. não prestou um bom serviço aos seus conterrâneos nem aos Amigos e vistantes ", não o digo só por o Sr. ( e já que assim quer ) participar nas Assembleias da Junta por pleno direito, conquistado aquando do ultimo sufrágio! ser então um " Cidadão mais activo " e como tal e utilizando ( e muito bem o seu Blog ) para dar noticias, criticar e opinar o que por aí acontece e se faz, também tem ( e agora vou escrever de maneira diferente, para que se perceba melhor ) a obrigação e a boa moral de zelar por possíveis Calamidades ( se calhar estou a exagerar ) Desgraças ( se calhar também não é o melhor termo ), bom se calhar o melhor é Eu dizer Episodios que se passam na minha " Terra do Coração". Portanto quando o Sr. diz, e transcrevo " Limito-me a fazer o que entendo ser feito para o bem de Pomares, porque é a minha terra, tenho amigos e tenho apoiantes que acreditam em mim. " O Sr. não fez o bem a Pomares, nem aos seus Amigos nem a quem acredita em si!
Quanto á parte em que o Sr. e volto a citar o que disse: " a irresponsabilidade que me atribui devolvo-lha para a redirecionar a quem permitiu que eu andasse a beber água como você a bebeu...
A mim não devolve, pois se há alguém que não é I R R E S P O N S A V E L, sou Eu, Eu e todos os seus Conterrâneos, Amigos e Visitantes de Pomares que Permaneceram, Veranearam e Visitaram Pomares durante este período. Atribua a quem em vez de Alertar, preferiu que o mal, o dessanranjo, a doença acontecesse aos outros, pois quem sabia, não iria passar esse mau bocado, sim que de certeza alguém deixou de beber agua na Fonte.

Por ultimo, quando Eu disse e mais uma vez passo a citar:" mas tenho que criticar, a sua constante insistência, para estar muitas vezes a utiliza-lo para se auto promover politicamente. " A sua resposta ao meus post é o quê?
" as responsabilidades não me podem ser assacadas por porque não pertenço aos órgãos executivos da junta nem tão pouco alguém me pediu colaboração alguma "
" A maioria votou e tem o que tem. uma, em matéria alguma."
" mas é assim a democracia."

Sabe Sr. Rouxinol, para mim o Sr. até há uns 3 ou 4 Anos atrás era tal como Eu, um Ilustre Desconhecido! Quando pela 1ª vez ouvi falar de si, foi porque alguém me disse:" Como chegou á idade do não tem nada que fazer, agora deu-lhe a sede do poder ", portanto
" Para me promover politicamente, (???) Pomares é o verdadeiro palco para isso!!!... " De facto é! é um Burgo pequeno, onde quem souber dizer 2 ou 3 coisas mais serias e souber tomar 3 ou 4 atitudes rapidamente... ...Sobressai.
" por acaso passa-lhe pela cabeça que eu preciso de me promover politicamente em Pomares? " Digamos que as suas acções assim o comprovam, e aqui pode ter a certeza que Eu já caí na realidade há muito tempo.

Mais uma nota de Rodapé: Faço questão de sublinhar que me envolvi nesta questão da Agua, aqui no seu Blog, não por ter alguma coisa que seja contra si, que realmente não tenho, e muito menos por qualquer razão politica, pois de há uns Anos a esta parte, tornei-me Ateu! mas também lhe posso dizer uma coisa, se a minha vontade fosse ingressar numa carreira politica, se calhar avançaria, pois na 1ª vez que fui a Pomares e numa das conversas que tive com uma Sra ( com letra Grande ) ela me disse: Sr. Costa, o Sr é que devia vir viver para Pomares e candidatar-se a Presidente da Junta, pessoas como voçê que Pomares precisa!", Mas, tenho um defeito ou uma virtude,gosto muito de Pomares, e não gosto do que a vida politica propicia.

Boa noite

De rouxinoldepomares a 25 de Outubro de 2014
Anda por aqui alguma confusão na interpretação do escrevi. Divagações e imaginações férteis. No meu post e no que escrevi, nunca afirmei que a água estava imprópria para consumo, e que podia por em perigo a saúde pública. Aquilo que escrevi e que reitero, foi o que confirmei e apurei, a água do fontanário da Bica foi tratada com cloro. Eu para beber água com cloro escuso de sair de casa. O resto que está escrito, pormenoriza o episódio. E julgo saber que o tratamento da água com cloro é exactamente para não por em perigo a saúde publica. Tudo o resto e faits divers.
De Zé Miguel a 25 de Outubro de 2014
Isto é que anda aqui uma acorda?Até a barraca abana mesmo sem vento!!!

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Também tenho uma de quando andava na v
Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...
A Quinta da Marqueza encontra-se para venda ?
Que catastrófe as imagens dão arrepios.bjshttp//bl...
Impressionante! Ainda bem que nada lhes aconteceu.
Parabéns à Junta de Freguesia de Pomares, por as m...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.