Em Pomares chamamos-lhe a Cruz de Anceriz, em Anceriz chamam-lhe a Cruz de Pomares. Significa que é pertença da nossa memória colectiva, dos nossos povos, e encerra uma parte da História vivida em tempos conturbados da nossa Beira Serra. O Cruzeiro está em território da antiga freguesia de Anceriz, actual União de Freguesias de Anceriz e Vila Cova de Alva, junto à divisão territorial com a freguesia de Pomares.
Diz a história que foi para este local (Declarigo), que foi trazido o corpo do ferreiro da Varzea de Candosa, assassinado na Benfeita pelo bando do João Brandão.
Não sou de Anceriz, mas se fosse, ficava preocupado com o abandono e o perigo a que está exposta uma parte da história da terra.
Já em 2008 chamei a atenção para o perigo em que se encontrava o cruzeiro, e nada mudou desde então. Piorou até! Faço daqui um apelo para a intervenção do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Arganil, para que não deixe mutilar ou danificar este marco histórico, e salve o Cruzeiro do Ferreiro.
. VII Capítulo da Confraria...
. Mostra de Ensino Profissi...
. A Tailândia na ARPIMS de ...
. Sra Ministra da Saúde em ...
. 2º Grande Prémio de Atlet...
. Festa Socialista em Aveir...
. A Nossa Freguesia
. Barroja
. O Nosso Concelho
. A Nossa Região
. Amigos
. Ritual
. Impulsos
. O Açor
. Maria
. Links
Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.