Terça-feira, 29 de Abril de 2014

SMP Festeja o 94º Aniversário em Lisboa

 

Bastante anunciado nas redes sociais pela comunidade pomarense este encontro de Pomarenses para comemorar o 94º Aniversário da Sociedade de Melhoramentos de Pomares, foi uma iniciativa aplaudida por todos, porque há muitos anos que a mais velha e pioneira colectividade regionalista não regressava à Casa da Comarca de Arganil, onde por longas décadas foi a sua sede. Esta iniciativa foi, acima de tudo, um abraço a toda a nossa comunidade residente na Grande Lisboa, para que juntos e sob a bandeira da nossa colectividade, demos as mãos pela nossa terra.  

O dia amanheceu escuro e com aguaceiros, que não impediram que o autocarro com os pomarenses vindos da terra estacionasse junto à Fundação Champalimaud, para se dar inicio a um passeio pela Torre de Belém, passando pelo Padrão dos Descobrimentos, pelo Mosteiro dos Jerónimos e acabando, como não podia deixar de ser, nos Pasteis de Belém. Para alguns foi a primeira vez que viram Lisboa e o Tejo. Só por isso valeu a pena!

A vinda da nossa Filarmónica veio colorir este 94º Aniversário da SMP, e para isso não podemos ignorar o papel crucial do José Luís, que é dirigente da SMP e também é vice-presidente da Filarmónica, que custeou todas as despesas com a vinda dos músicos. Um gesto de grande significado que trouxe mais alegria ao salão da Rua da Fé.

Irei nesta meia centena de fotografias tentar mostrar-vos um pouco do que foi este dia, sem contudo deixar aqui um pequeno apontamento em meu nome pessoal, mas que estou certo é corroborado por toda a direcção, de agradecer a presença de algumas pessoas em particular, bem como agradecer à Câmara Municipal de Arganil a cedência do autocarro. Um agradecimento a todos os pomarenses presentes, um agradecimento pela presença do Sr. António Lopes Machado, actual Director do Jornal A Comarca de Arganil, um grande regionalista que ocupou na estrutura da Casa da Comarca de Arganil inúmeros lugares de direcção. Tivemos a oportunidade de lhe dar os parabéns pelos seus 87 anos, e que conte muitos mais, é o que lhe desejamos. Um agradecimento pela presença de conterrâneos das aldeias de Corgas, Barrôja, Sobral Gordo, Sorgaçosa. Um agradecimento aos dirigentes da Casa da Comarca, os amigos Carlos Manuel, Pereira, Isabel Castanheira e Armindo Ladeira, que nos honraram com a sua presença, aos quais agradecemos a ajuda inestimável que nos prestaram. Um agradecimento ao meu amigo Fernando Pereira pela sua presença, que muito nos orgulha. Um agradecimento ao casal meu amigo e amigo da Casa da Comarca de Arganil, D. Odete e Sr. Salvador Nunes, arganilenses, que me entregaram um donativo de 250 euros para a SMP, e que nos honraram com a sua presença. Um agradecimento a todos os antigos dirigentes da SMP que estiveram presentes com a família, Alfredo Basílio, António Campos e Ernesto Santos, que teve a gentileza de confeccionar e oferecer o magnifico e super bolo de aniversário, um produto do Salão do Marquês, um dos estabelecimentos vencedores do melhor pastel de nata de Lisboa. Um agradecimento também à equipa do Bar e ao Sr. Teixeira, que se esforçou por nos agradar. Por último, e correndo o risco de me ter esquecido de alguém, queria agradecer a toda a equipa da SMP e da Filarmónica, que tornaram possível este dia magnifico.

Para o ano poderá ser melhor se os sócios e a direcção assim o desejarem. Cá estaremos para fazer o melhor possivel nestes próximos anos, porque é preciso começar a pensar no centenário.

 

 

Mesmo com céu cinzento os pomarenses passearam pela Torre de Belém. À espera tínhamos alguns conterrâneos residentes na Grande Lisboa.

 

 

A foto da Filarmónica junto ao Padrão dos Descobrimentos.

 

 

No Padrão dos Descobrimentos...

 

 

No Mosteiro dos Jerónimos...

 

 

Do lado de lá dos autocarros os Pasteis de Belém, onde para os trincar é preciso ficar na "bicha"...

 

 

Depois de Belém, o autocarro pára junto à Embaixada Alemã e aí permanecerá durante umas horas...

 

 

 

A organizar o desfile no Campo Mártires da Pátria para seguir rua abaixo ( Santo António dos Capuchos), em direcção à Rua da Fé.

 

 

No inicio da Rua de Santo António dos Capuchos...a banda inicia a marcha a tocar. As janelas abrem-se e as cabeças assomam...

 

 

Chegámos à Rua da Fé...

 

 

Muitos pomarenses esperam-nos, cá fora e lá dentro...

 

 

Bonito...

 

 

Espectacular marcha até à Casa da Comarca de Arganil...

 

 

À janela o Sr. Carlos Manuel, Presidente da Casa da Comarca de Arganil, assiste à chegada da música...

 

 

José Luís um dos amigos que tornou isto possível.

 

 

José Luís e Arlinda Pereira, um casal maravilha amigos de Pomares.

 

 

Uma alta patente; Armando Marques e familia, pai e mãe, Sr Daniel e D. Isilda.

 

 

Tó Jaime (Sobral Gordo), com os amigos D. Odete e Salvador Nunes

 

 

D. Odete, Salvador Nunes e Fernanda

 

 

Duas caras lindas: Susana Campos e Isabel Dinis.

 

 

 

Um espectacular e grandioso bolo que ostenta a bandeira da colectividade.

 

 

O Salão do Marquês e o seu proprietário, o amigo e conterrâneo Ernesto Martins estão de parabéns.

 

 

É isso mesmo...o centenário está perto e a Sociedade de Melhoramentos é a pioneira do movimento regionalista que merece ser assinalado com a dignidade que a SMP merece.

 

 

 

E a fatiar o bolo as Sras. D. Isilda e D. Glória, respectivamente Vice e Presidente da SMP.

 

 

Brindes...

 

 

Um convivio bonito...

 

 

Para o ano cá estaremos para o que for preciso, se Deus quiser!

Não quero deixar de pedir desculpa por alguma coisa que não tenho corrido da melhor maneira. Em eventos desta natureza há sempre coisas que nos escapam, por isso peço a vossa compreensão  espero que valorizem o encontro, porque a intensão foi dar um abraço á nossa comunidade em Lisboa e isso penso que foi conseguido. Um abraço a todos e sabem que podem contar comigo.

 

 

 

sinto-me:
publicado por rouxinoldepomares às 23:45
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Odete a 30 de Abril de 2014 às 09:46
Sem dúvida, um dia que ficará para a história, no livro da Sociedade de Melhoramentos de Pomares e todos que estiveram presente neste grande convívio.
Foi fantástico.
Por os motivos que todos sabem, tive de me ausentar mais sedo, mas durante o tempo que me foi possível estar presente, verifiquei uma grande harmonia e alegria.
Parabéns Sociedade de Melhoramentos de Pomares. Parabéns todos os Pomarenses.
De Guidinha Pinto a 30 de Abril de 2014 às 12:07
Gostei muito da reportagem fotográfica. A festa foi boa, como todas as que os Amigos vão :)
Um abraço.
GP

Comentar post

.Eu


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.pesquisar

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. VII Capítulo da Confraria...

. Em Fátima a 13 de Maio

. Mostra de Ensino Profissi...

. A Tailândia na ARPIMS de ...

. Sra Ministra da Saúde em ...

. 2º Grande Prémio de Atlet...

. Festa Socialista em Aveir...

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Que pena pintarem as casas de branco!Eram tão lind...
Adorei o teu comentário! Não tenho mais palavras! ...
Não é preciso dizer mais nada... como sempre o ami...
Foi com gosto que apreciei esta festa de Carnaval...
Não lhe sei responder...Sei que têm vendido alguma...
A Quinta da Marqueza encontra-se para venda ?
Que catastrófe as imagens dão arrepios.bjshttp//bl...
Impressionante! Ainda bem que nada lhes aconteceu.
Parabéns à Junta de Freguesia de Pomares, por as m...
A familia de minha Mãe de apelido Silva Campos é d...

.AVISO

Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.