Mais uma vez assisti com orgulho, como pomarense e como amigo, ao Encontro de Folclore que o Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva, onde participaram para além do Grupo anfitrião, o Rancho Folclórico Honra e Glória de Arrentela, o Grupo de Danças e Cantares da Serra D' Arga, (Caminha), o Rancho Folclórico Camponesas do Alva, de Avô e ainda para encerrar este Encontro, um concerto da Filarmónica Pomarense.
É através destas fotografias e de alguns vídeos que vos pretendo mostrar um pouco do que foi um domingo pomarense, e avoense também, em terras da outra margem do Tejo, Cova da Piedade, onde a nossa comunidade se encontra e que testemunhei mais uma vez o carinho com que são tratados pelos responsáveis da autarquia.
Casa cheia como sempre. A enorme sala da SFUAP, no centro da Cova da Piedade, acolheu mais uma vez o encontro.
Antes, em plena rua, afinam-se os preparativos e a festa vai começar...
Instrumentos afinados e as instruções do maestro Ricardo.
Os Ranchos organizam-se alinham-se para desfilar...
O Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva preparado.
A Filarmónica vai marchar...
Da Serra D'Arga
De Avô
Já em palco, a abrir o Encontro, a Filarmónica Pomarense...
E seguem-se os Ranchos...
Antes a aposição das fitas da praxe nos respectivos estandartes. A mim coube-me a honra de ser chamado a colocar a fita no estandarte da nossa Filarmónica Pomarense, como Rouxinol de Pomares e também como António Manuel Silva, enquanto representante e na qualidade de Presidente da Assembleia Geral de Sócios da Sociedade de Melhoramentos de Pomares, a associação que veio dar origem ao movimento regionalista que ainda hoje é o principal responsável e impulsionador do desenvolvimento das nossas terras de origem.
Ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Pomares coube colocar a fita no estandarte do Grupo de Danças e Cantares da Serra D' Arga.
Dr. Ricardo Louçã, Presidente da União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, um amigo da comunidade, coloca a fita no estandarte do Rancho Folclórico Camponesas do Alva.
O Arq. Ricardo Carneiro, representante da Câmara M. Almada, coloca a fita no estandarte do Rancho de Arrentela.
E por ultimo o Vítor Andrade, representante da mais pequena aldeia da nossa freguesia, a Barrôja, coloca a fita no estandarte do Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva.
E embora em palco ia registando os momentos.
Em palco também, Carlos Manuel, Presidente da Casa da Comarca de Arganil.
E coube ao grupo organizador abrir o espectáculo folclórico.
Do Rancho Camponesas do Alva
Rancho Folclórico Camponesas do Alva
Idem...
Rancho Folclórico Honra e Glória de Arrentela
A Filarmónica Pomarense
Teresa Neves apresenta a Filarmónica Pomarense e tece palavras elogiosas à sua actuação.
E é mais um sucesso a somar a tantos outros que o Soito da Ruiva vai alcançando, fruto da sua coesão e determinação enquanto comunidade.
Mas, não foi só a musica e a dança que estiveram presentes. Não faltou um banca, onde os famosos coscoreis tem sempre lugar de destaque...
Os queijos de Arganil...
Pãezinhos com chouriço para alguém que esteja em "fraqueza"...
Bebidas espirituosas para alguém que precise esticar o peito...
E a nossa típica tigelada para alguém que esteja com carências...
Mas como um Encontro de Folclore é movimento, nada melhor do que uns vídeos para dar movimento ao post...este, e nos próximos.
Espero que gostem!
. VII Capítulo da Confraria...
. Mostra de Ensino Profissi...
. A Tailândia na ARPIMS de ...
. Sra Ministra da Saúde em ...
. 2º Grande Prémio de Atlet...
. Festa Socialista em Aveir...
. A Nossa Freguesia
. Barroja
. O Nosso Concelho
. A Nossa Região
. Amigos
. Ritual
. Impulsos
. O Açor
. Maria
. Links
Para evitar a calúnia e a difamação gratuíta, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.